Avenida Paulista em obras
Há tempos a Avenida Paulista não abrigava tantos canteiros de obra. Antigos estacionamentos e casarões estão dando lugar a novos prédios que logo farão parte da paisagem da avenida mais emblemática da cidade. No número 1941, próximo ao Conjunto Nacional, um novo edifício comercial mostra as caras bem ao lado da antiga residência Franco de […]

Há tempos a Avenida Paulista não abrigava tantos canteiros de obra. Antigos estacionamentos e casarões estão dando lugar a novos prédios que logo farão parte da paisagem da avenida mais emblemática da cidade. No número 1941, próximo ao Conjunto Nacional, um novo edifício comercial mostra as caras bem ao lado da antiga residência Franco de Mello, um dos últimos casarões restantes da avenida, embora esteja bem mal conservado. Por ali deve se instalar um desses shoppings populares, cheios de estandes, o terceiro da avenida. Haja produtos…
Do outro lado, vizinho ao Masp, o edifício batizado Masp Vivo passa por um amplo retrofit. O local é destinado a servir como anexo do museu e será mantido pela empresa de telefonia que, em contrapartida, empresta seu nome ao prédio. Mais adiante, o amplo estacionamento que funcionava na esquina da Avenida Joaquim Eugênio de Lima está coberto por tapumes, de onde emergirá um novo arranha-céu nos próximos meses. No quarteirão em frente, um complexo que reunirá shopping e conjuntos comerciais está sendo erguido no terreno da antiga Mansão Matarazzo, no número 1230. A suntuosa residência do clã foi posta abaixo na década de 80, dando lugar a um enorme estacionamento. Desde então, foram anos de especulação, até o anúncio da construção da Torre Matarazzo, que vem sendo tocada por Cyrela e Camargo Correa. O projeto arquitetônico é do escritório Aflalo & Gasperini.
Dando continuidade ao nosso “tour de obras”, o edifício do Sesc Paulista, no número 119, segue fechado desde 2010 por conta de uma ampla reforma, ainda sem data de término. Havia um café maravilhoso na cobertura, com uma bela vista da avenida. Espero que continue funcionando. A alguns metros dali, há outro retrofit em andamento, num prédio residencial. E a incorporadora Even está por trás da obra vizinha à Casa das Rosas. No terreno havia uma casa branca, de fachada arredondada, onde funcionava um escritório da seguradora Porto Seguro. Dali sairá um edifício de 11 andares.