Sesc: o início da rede de lazer na capital
Unidade da Consolação estreou o formato que hoje é adotado em todos os endereços

Em 1º de maio de 1947, surgia a primeira unidade paulista aberta ao público do Serviço Social do Comércio (Sesc), instituição voltada ao bem-estar dos empresários e empregados do setor.
Instalada no número 2424 da Avenida Celso Garcia, na Chácara Tatuapé, a entidade oferecia cursos e prestava atendimento de saúde aos associados. Meses antes, no fim de 1946, começara a funcionar na região central o endereço pioneiro da associação por aqui, dedicado a funções administrativas.
Nos anos 60, quando o órgão já contava com dezoito pontos no interior e na capital, foi inaugurada a filial responsável por estrear o formato conhecido atualmente. O Centro esportivo e Cultural Carlos de Souza Nazareth, agora Sesc Consolação, na Vila Buarque, trouxe quadras poliesportivas, áreas para ações culturais e piscina, além do Teatro Anchieta. apelidado de “Carlão”, o lugar era um reflexo da efervescência dos estudantes e das ideias reformistas da época.
Atraiu também quem nada tinha a ver com o ramo do comércio. em 2016, o Sesc somou 1,3 milhão de renovações de matrícula na metrópole. Mais de 22,4 milhões de pessoas transitaram pelas 36 unidades do estado, em busca das atividades gratuitas ou a preços camaradas, espaços agradáveis e programação farta.