Sabor de infância: o creme dental da Mônica
O gostinho de tutti-frutti ainda está na memória
Nos anos 70, mais precisamente em 1975, a tradicional fabricante de sabonetes e produtos perfumados Phebo lançou uma linha infantil que ficaria marcada na memória das crianças da época para sempre: os produtos infantis da Mônica.
Essa era a primeira vez que os queridos personagens de Mauricio de Sousa eram usados em produtos destinados ao seu público original, ou seja, as crianças. Antes disso, a turminha aparecia apenas na linha da Cica, com o famoso Extrato de Tomate Elefante, e em uma linha de geleias.
A Phebo lançou naquele ano uma linha completa para os pequenos, composta de shampoo, óleo, talco, sabonete, lavanda, colônia, e a vedete entre todos, o creme dental da Mônica, que tinha gosto de chiclete de tutti-frutti.
Sucesso estrondoso na época, o creme dental não era anti-placa, não proporcionava proteção doze horas, não tinha cristais branqueadores, mas fazia com que as crianças criassem o hábito de escovar os dentes, seu maior mérito. A procura era tão grande que logo a Phebo tratou de lançar o complemento ideal para seu produto de maior sucesso: a escova de dentes da Mônica.
Por quase 20 anos, os produtos infantis da Mônica foram um dos maiores sucessos da Phebo, mesmo depois da mudança de embalagem, no início dos anos 90. O creme dental, no entanto, não ficou muito tempo no mercado. Em meados da década de 80 já era difícil encontrar o produto, e aos poucos ele foi sumindo.
Ainda assim, quatro décadas se passaram e o sabor de tutti frutti ainda vem à boca quando relembramos do saudoso creme dental da Mônica, que pode não ter ajudado a combater as cáries eficientemente, mas que ficou na memória como mais um dos sabores inesquecíveis da infância.