Rino Levi em fotos e projetos
Pioneiro da arquitetura moderna no Brasil tem trajetória relembrada, no Itaú Cultural, em uma exposição com 200 itens
O itaú Cultural abre no sábado (29) uma exposição sobre o arquiteto e urbanista rino Levi (1901-1965). a mostra se dedica a examinar a produção do paulistano, reconhecido como um dos pioneiros do pensamento moderno em sua área.
Com 110 metros quadrados de área e mais de 200 itens, a Ocupação Rino Levi revisita projetos importantes do profissional. estão contemplados, por exemplo, o Teatro Cultura artística, próximo à Praça Roosevelt e em reforma até 2021, o Cine Ipiranga, na via homônima, que deve reabrir como point geek em agosto de 2020, e o edifício Prudência, no bairro de Higienópolis, com seus 38 apartamentos de planta livre, adaptada conforme a vontade dos moradores.
“Os visitantes terão a impressão de estar no escritório do Rino. O espaço terá fotos nas paredes e vitrines com itens originais, como os desenhos da proposta que ele fez para a construção de Brasília em 1957”, afirma Tânia rodrigues, gestora do instituto e uma das curadoras. Segundo ela, para chegar à mostra, sua equipe se debruçou durante quatro meses sobre o acervo de Levi, na Faculdade de arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FaU/USP).
Publicado em VEJA SÃO PAULO de 4 de março de 2020, edição nº 2676.