O antes e depois da Vila Madalena em 9 fotos
Tomada por chácaras no começo do século XX, a Vila Madalena só foi loteada na década de 40. Manteve seu aspecto operário até os anos 70, quando foi tomada por estudantes e ganhou o atual jeitão boêmio. A história do bairro é recontada a partir de antigas fotos de moradores na mostra 7ª Mostra São […]

Tomada por chácaras no começo do século XX, a Vila Madalena só foi loteada na década de 40. Manteve seu aspecto operário até os anos 70, quando foi tomada por estudantes e ganhou o atual jeitão boêmio. A história do bairro é recontada a partir de antigas fotos de moradores na mostra 7ª Mostra São Paulo de Fotografia, que ocorre até o próximo dia 19 e é composta de 25 exposições espalhadas pela região.
+ A Castelões é uma das mais longevas instituições gastronômicas
No começo dos anos 80, Eduardo José Afonso, professor de história da Unesp, percebeu que as pequenas casas eram demolidas para dar chegada dos primeiros prédios à região. Filho de portugueses que ocupavam casas vizinhas na Rua Purpurina, ele fotografou ruas, e comércios antes da transformação.
Mais de trinta anos depois, Alonso fotografou os mesmos lugares a pedido de VEJA SÃO PAULO. As fotos mostram um cenário muito diferente do atual.
Confira:

Esquina da Rua Purpurina com a Rua Fradique Coutinho, 1500, em 1980: aos poucos, o reduto operário deu lugar à boemia

Foto panorâmica da Vila Beatriz, no final da Rua Fidalga, em 1980 e 22 anos depois, em 2012

Bar e Lanches 2 Antonios, tipico boteco da Vila Madalena, na Rua Purpurina, 378.