Nove mulheres que marcaram a TV com personagens fortes
Com espírito desafiador, elas se impunham sobre os problemas e cativavam o público
No Dia Internacional da Mulher, relembramos aqui algumas mulheres de personalidade forte que habitaram a nossa telinha nos últimos 40 anos. Com espírito desafiador, elas se impunham em seus respectivos programas, no drama ou comédia, novelas, séries ou minisséries.
Relembre essas grandes personagens:
Viúva Porcina | Roque Santeiro (1985)
Atriz: Regina Duarte
Como uma poderosa perua fazendeira e ostentadora conquistou o coração de milhões de brasileiros? A viúva Porcina sabe o que quer, e principalmente o que não quer na pequena cidade de Asa Branca. Amada pelo homem mais temido da cidade, a viúva que “foi sem nunca ter sido” é um dos papéis mais queridos de Regina Duarte, a eterna namoradinha do Brasil.
Charlô | Guerra dos Sexos (1983)
Atriz: Fernanda Montenegro
As eternas brigas com o primo são o maior desafio na vida desta mulher moderna e exigente, que divide com o detestado Otávio o controle de uma loja de departamentos que herdaram juntos. Ardilosa e decidida, ela é capaz de fazer tudo para gter o controle total no negócio. Esse enredo daria um ótimo filme de suspense, mas trata-se de uma das mais engraçadas novelas já exibidas!
Tieta | Tieta (1989)
Atriz: Betty Faria
Por ser mais que a cidade poderia suportar, ela foi expulsa da pequena Santana do Agreste aos 18 anos. Mais dona de si, descolada, desbocada, retorna vinte anos depois para se vingar da hipocrisia da cidade que a expulsou. É odiada pela irmã carola, Perpétua.
Odete Roitman | Vale Tudo (1988)
Atriz: Beatriz Segall
É uma das maiores vilãs de novelas de todos os tempos – e a única desta nossa galeria, porque sua personalidade forte é o seu melhor atributo. Autoritária e arrogante, Odete odeia o Brasil, país onde, segundo ela, os homens “coçam as partes íntimas em público”. Esse é um daqueles casos em que a gente assistia a novela só pra ver qual a próxima barbaridade que ela ia falar!
Lola | Éramos Seis (1977)
Atriz: Nicete Bruno
Mulher sofrida, que sempre faz de tudo pela felicidade do marido e dos 4 filhos. A novela acompanha a vida dela, desde que as crianças eram pequenas, até sua velhice. A novela de 1977 da Tupi é a segunda adaptação do romance de Maria José Dupré para a TV. Uma terceira versão foi ao ar em 1994.
Malu | Malu Mulher (1979)
Atriz: Regina Duarte
Recém-divorciada, Malu precisa começar a vida do zero e criar a filha adolescente sozinha, no final dos anos 70. Enfrentando todas as dificuldades possíveis nesse processo, ela se recusa a desistir.
Zelda Scott | Armação Ilimitada (1985)
Atriz: Andréa Beltrão
Mulher moderna dos anos 80, a melhor repórter do jornal Correio do Crepúsculo aguenta as loucuras do chefe, que a encarrega das mais esdrúxulas reportagens. E convive com o amor de seus dois heróis, sem conseguir decidir com qual dos dois ficar. Feminista, idealista e intelectual, Zelda é a verdadeira Armação Ilimitada a qual Juba e Lula se referem!
Vani | Os Normais (2001)
Atriz: Fernanda Torres
Neurótica e atrapalhada – mas com um pé no chão! – Vani aceita as loucuras de seu namorado Rui simplesmente porque é mais inteligente que ele. O “não tão típico” casal de classe média enfrenta situações corriqueiras de um casal moderno, que sempre completam as frases um do outro… mas a palavra final é sempre dela!
Tereza Batista | Tereza Batista (1992)
Atriz: Patrícia França
Dos 13 aos 27 anos, ela foi vendida, maltratada, violentada, renegada, presa, e passa por tudo que uma mulher nunca deve passar. Ainda assim, encontra forças para finalmente lutar por seu grande amor.