Liceu Coração de Jesus completa 135 anos de história
Construído em 1885, o local foi bombardeado durante a Revolta de 1924 e formou alunos como Grande Otelo, Sérgio Cardoso e Toquinho

Com 135 anos completados no dia 5, o Liceu Coração de Jesus, cujo complexo arquitetônico de 17 000 metros quadrados nos Campos Elíseos é tombado pelo conselho estadual de defesa do patrimônio (Condephaat), foi inaugurado por padres salesianos em 1885. Os primeiros alunos foram filhos de escravos libertos e de imigrantes italianos em cursos profissionalizantes como tipografia e alfaiataria. Hoje com 400 estudantes, do ensino infantil ao médio, está longe de seu auge, nos anos 1960, época em que chegou a ter 3 000. Por suas salas passaram jovens que ficaram famosos, como os atores Sérgio Cardoso, Grande Otelo (que dá nome ao teatro do Liceu) e Fúlvio Stefanini. O cantor Toquinho também estudou ali.
Assine a Vejinha a partir de 6,90

Um dos momentos mais marcantes da história do colégio ocorreu na revolta de 1924, quando o espaço foi atingido por um bombardeio em ação do movimento tenentista, que pedia voto secreto, reformas na educação, poder político ao exército e destituição do presidente Artur Bernardes. Uma torre e os portões do prédio ficaram destruídos. As marcas ainda estão visíveis a quem passa pela alameda Glete. Também é possível ver os fragmentos das bombas, expostos no Museu da Obra Salesiana no Brasil (Mosb).
Publicado em VEJA SÃO PAULO de 17 de junho de 2020, edição nº 2691.