Ginásio do Corinthians passa a se chamar Wlamir Marques
O Ginásio do Parque São Jorge, do Corinthians ganhará oficialmente o nome de Wlamir Marques. O ala conhecido como Diabo Loiro treinou sob a camisa do clube os anos 60, época de ouro do basquete brasileiro. A cerimônia de troca vai acontecer no dia 22 de outubro. + Em 1959, um protesto ‘elegeu’ um rinoceronte para a Câmara de Vereadores Marques também é […]

O Ginásio do Parque São Jorge, do Corinthians ganhará oficialmente o nome de Wlamir Marques. O ala conhecido como Diabo Loiro treinou sob a camisa do clube os anos 60, época de ouro do basquete brasileiro. A cerimônia de troca vai acontecer no dia 22 de outubro.
+ Em 1959, um protesto ‘elegeu’ um rinoceronte para a Câmara de Vereadores
Marques também é protagonista da mais histórica partida que o ginásio já recebeu: Corinthians x Real Madrid, em julho de 1965. Com o título de bicampeão europeu nas mãos, o time espanhol planejava passar pela America do Sul invicto, mas foi derrotado por 118 a 109 em São Paulo.
A única imagem conhecida da partida mostra o ala cercado por adversários, prestes a marcar um dos 54 pontos que fez. “O registro é curioso, porque o correto seria fazer aquela cesta com a mão esquerda, mas por algum motivo eu usei a direita”, lembrou a VEJA SÃO PAULO.
Natural de São Vicente, no Litoral Sul, ele consagrou-se como um dos gigantes da maior geração produzida em nossas quadras. Entre outros feitos, a seleção da época foi responsável pelos títulos mundiais de 1959 e 1963 e pelas medalhas de bronze na Olimpíada de Roma (1960) e na de Tóquio (1964). Aos 79 anos, ele atualmente é comentarista de basquete na ESPN Brasil.