Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

É Proibido Colar – o game show de escolas da TV Cultura

A atração foi um enorme sucesso nas tardes de sábado e chegou a atingir 16 pontos no Ibope

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jul 2018, 11h56
 (TV Cultura/Divulgação)
Continua após publicidade

No início dos anos 80, a TV Cultura, então conhecida como RTC – Rádio e Televisão Cultura, tinha programas de grande sucesso de público e marcava alguns pontos no Ibope, mesmo não sendo uma emissora comercial. É dessa época a melhor fase do programa Som Pop, um precursor de vídeos musicais na televisão brasileira.

Foi também nessa época, mais precisamente entre 1981 e 1984, que um game show envolvendo competição entre escolas públicas ganhou a atenção da audiência. Era o É Proibido Colar, com a apresentação de Antônio Fagundes e sua mulher na época, Clarisse Abujamra. O programa ia ao ar aos sábados à tarde, e era uma competição entre escolas do Estado de São Paulo, com diversos quadros de conhecimentos gerais, artes e mímica. A cada semana, três escolas competiam entre si, e a vencedora ganhava prêmios para a escola, como os desejados microcomputadores da época.

clarice
Antônio Fagundes e Clarisse Abujamra (TV Cultura/Divulgação)

 

Abertura do programa:

 

O programa, que chegou a ter quatro horas de duração, fez enorme sucesso, e atingiu os 16 pontos de Ibope, numa emissora que se propunha a não ser comercial. Apesar dos nomes das provas remeterem a disciplinas escolares, o programa era pura diversão entre os participantes. Gérson de Abreu, que viria a se tornar apresentador do X-Tudo na própria Cultura, foi descoberto nesse programa em 1982, após um quadro em que ele interpretava um cozinheiro para a sua escola. Depois do programa, ele foi chamado para um teste e acabou contratado.

auditorio
(TV Cultura/Divulgação)
Continua após a publicidade

 

Quadro do programa:

 

O sucesso do programa foi tão grande que a Grow lançou um jogo baseado nele, hoje um item de colecionador.

grow
Jogo de tabuleiro da Grow, inspirado no progama (Grow/Divulgação)

 

Escolas que tiveram a oportunidade de participar do programa relembram até hoje a emoção e a diversão que tinham e fazer parte de um programa que fez história na televisão brasileira.

Continua após a publicidade
fagundes
(TV Cultura/Divulgação)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.