Documentário recém-lançado conta a história da Revolução de 1932
Reconstituir a Revolução Constitucionalista é o objetivo do documentário 1932 — Histórias de uma Guerra, que teve lançamento comercial há poucos dias. Com 86 minutos e realizado por 900 000 reais, o filme reúne entrevistas com professores e veteranos, além de fotografias e vídeos históricos. + Uma caravela no meio da 23 de Maio O […]
Reconstituir a Revolução Constitucionalista é o objetivo do documentário 1932 — Histórias de uma Guerra, que teve lançamento comercial há poucos dias. Com 86 minutos e realizado por 900 000 reais, o filme reúne entrevistas com professores e veteranos, além de fotografias e vídeos históricos.
+ Uma caravela no meio da 23 de Maio
O DVD será distribuído gratuitamente em escolas, faculdades e centros de memória, e também está à venda por 19,90 reais em locais como a Livraria Cultura. A obra tem produção e direção de Thiago Montelli, com pesquisa e apresentação dos historiadores André Cezaretto e Thiago Castro.
Ocorrida ao longo de três meses, a Revolução de 1932 pretendia derrubar o governo de Getúlio Vargas, que havia assumido a Presidência dois anos antes por meio de um golpe de estado, impedindo a posse do então governador de São Paulo, Júlio Prestes, e encerrando o período conhecido como República Velha. “Ao contrário do que muitos pensam, a guerra não foi uma ação isolada de São Paulo. Ela movimentou o Brasil inteiro”, afirma Thiago Castro.