Imagem Blog

Memória

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Adhemar Ferreira da Silva, o paulistano bicampeão olímpico

A Olimpíada de 2016 começa nesta semana e uma leva de paulistanos irá ao Rio para tentar ingressar no seleto grupo de vinte atletas, nascidos ou radicados aqui, a pendurar uma medalha de ouro no peito. O primeiro a subir no posto mais alto do pódio foi o triplista Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001). E o fez duas […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 11h02 - Publicado em 30 jul 2016, 00h00
Adhemar Ferreira da Silva ao conquistar a medalha de ouro no salto triplo, na XV Olimpiada de Helsinque

Adhemar Ferreira da Silva ao conquistar a medalha de ouro no salto triplo, na XV Olimpíada de Helsinque (Foto: Jorge Meditsch)

A Olimpíada de 2016 começa nesta semana e uma leva de paulistanos irá ao Rio para tentar ingressar no seleto grupo de vinte atletas, nascidos ou radicados aqui, a pendurar uma medalha de ouro no peito. O primeiro a subir no posto mais alto do pódio foi o triplista Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001). E o fez duas vezes: nos Jogos de 1952, em Helsinque, na Finlândia, e em 1956, em Melbourne, na Austrália, façanha prestes a completar sessenta anos.

+ Filme sobre a Cinelândia paulistana revive ponto glamouroso

De infância humilde, filho único de um ferroviário e de uma lavadeira, Adhemar só foi pisar em uma pista de atletismo aos 19 anos, em 1947, quando começou a treinar no São Paulo Futebol Clube, em cujo uniforme há uma homenagem às conquistas individuais do esportista: as duas estrelas douradas presentes até hoje no escudo fazem referência aos recordes mundiais obtidos por ele, em 1952 e 1955.

O atleta também é considerado o provável inventor da volta olímpica, ao correr em torno da pista para saudar o público após a vitória em Helsinque.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.