Stop-motion ‘Memórias de um Caracol’ acompanha irmãos enviados à adoção
Indicado ao Oscar de melhor animação, filme de Adam Elliot traz narrativa emocionante sobre a infância em um mundo turbulento

Indicado ao Oscar de animação deste ano, “Memórias de Um Caracol” finalmente tem seu devido momento de celebração com estreia nos cinemas. O filme em stop-motion do cineasta australiano Adam Elliot traz uma narrativa magnífica e emocionante sobre a infância em um mundo turbulento.
Grace Pudel (dublada por Sarah Snook) e o irmão gêmeo, Gilbert (Kodi Smit-McPhee), órfãos de mãe, vivem tempos de infortúnios e perdas. Quando o pai paraplégico e alcoólatra, Percy (Dominique Pinon), morre, os dois são enviados para lares adotivos diferentes. Gilbert tem que conviver com uma família evangélica cruel e Grace volta-se para sua concha e vive como um caracol. Após anos de solidão, ela conhece Pinky (Jacki Weaver), uma senhora excêntrica. Elas tornam-se amigas e começam a compartilhar risos e lágrimas.
Com um trabalho lindo de stop-motion e uma história cheia de sentimento, “Memórias de Um Caracol” pega no íntimo com um espírito de esperança e ingenuidade em meio às dificuldades. Mais um trabalho esplêndido com toques pessoais do diretor, que venceu o Oscar em 2003 com “Harvie Krumpet”, na categoria curta-metragem de animação.
Publicado em VEJA São Paulo de 9 de maio de 2025, edição nº2943.