Série nacional ‘Pssica’ faz versão paraense de ‘Cidade de Deus’
Com direção de Quico e Fernando Meirelles, suspense tem atriz colombiana de 'Cem Anos de Solidão'
 
							Uma surpresa acaba de estrear na Netflix. A série nacional Pssica celebra a força cultural da Amazônia e retrata com atenção o ambiente urbano de Belém do Pará.
Fotografia e direção de arte são recursos fundamentais para criar a atmosfera e contar a história baseada na obra literária homônima de Edyr Augusto.
A jovem Janalice (Domithila Cattete) é vítima de uma sequência de violências: primeiro, tem um vídeo íntimo vazado; depois, é repreendida pela mãe e expulsa de casa; no lar da tia, conhece Dionete (Ademara) e segue o caminho da marginalidade, até que é sequestrada por uma quadrilha de tráfico humano.
O percurso dela cruza com o de Mariangel (Marleyda Soto, da série Cem Anos de Solidão), colombiana em busca de vingança pelo assassinato do filho, e de Preá (Lucas Galvino), chefe de uma gangue de “ratos d’água” (“motociclistas” do rio, em jet skis), que enfrenta dilemas morais.
Os três se encontram nas margens do Rio Amazonas e compartilham a sensação de que uma maldição, chamada pssica, recaiu sobre eles. Juntos, tentam sobreviver a ela e retomar o rumo de suas vidas.
Os diretores Quico Meirelles e Fernando Meirelles costuram bem a trama junto dos personagens, que são arquétipos facilmente identificáveis. Isso contribui para passar a mensagem em vista da duração ágil e compacta da série, com apenas quatro episódios.
A estrutura definida por personagens é reforçada por cartelas coloridas com os nomes de cada um no momento em que são introduzidos, uma marca do clássico Cidade de Deus (2002). Aliás, uma boa síntese: a série é uma dica imperdível para quem é fã do filme.
NOTA: ★★★★☆
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de setembro de 2025, edição nº 2960
 
                 Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’ Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo Casal de influenciadores é assaltado na Faria Lima, em SP
Casal de influenciadores é assaltado na Faria Lima, em SP ‘Conselhos de um Serial Killer Aposentado’ une suspense e humor sombrio
‘Conselhos de um Serial Killer Aposentado’ une suspense e humor sombrio 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										





