‘Presença’ retrata drama familiar com fotografia cheia de personalidade
Novo filme de Steven Soderbergh tem câmera em primeira pessoa e Lucy Liu como matriarca de família assombrada

Logo de cara, Presença chama atenção pelo modo como foi filmado. Todas as cenas usam uma lente ultra grande angular, permitindo uma observação mais aberta e panorâmica da cena.
O novo longa de Steven Soderbergh — sim, apenas três semanas depois de Código Preto, também do diretor — apresenta a história da família de Chris (Chris Sullivan, com desempenho estupendo) e Rebekah (a fantástica Lucy Liu), que decidem se mudar para uma nova casa.
O lar parece ser perfeito, até que coisas sobrenaturais começam a acontecer. A filha, Chloe (Callina Liang), é a primeira a notar: o lugar é habitado por uma entidade misteriosa, que tenta se comunicar.
Então, percebemos que nós, espectadores, “somos o fantasma” e observamos cada fato pelo seu olho. A entidade tem uma personalidade própria, uma figura tímida, medrosa e nada maligna — o que é um grande feito, uma vez que não a vemos, apenas suas atitudes, afinal “somos ela”. Entendemos, junto do fantasma, o propósito da ação no final do filme.
Mais do que uma história de suspense, o roteiro de David Koepp traz nuances sobre questões emocionais da família e da adolescência.
NOTA: ★★★☆☆
Publicado em VEJA São Paulo de 4 de abril de 2025, edição nº 2938