Com lições sobre a vida, ‘Orion e o Escuro’ é para crianças e adultos
Nova animação da DreamWorks, lançada na Netflix, conta a história de um menino solitário que enfrenta seu maior medo
✪✪✪ Orion e o Escuro, disponível na Netflix, não é um filme só para crianças. A nova animação da DreamWorks surpreende ao gerar reflexões profundas. Orion é um menino solitário que sente muito medo de muitas coisas.
Apesar das aflições causadas por esse traço, ele vive sua vida como estudante de Ensino Fundamental, até a aparição de um “monstro” chamado Escuro, que é justamente a personificação de seu maior medo. A criatura sombria gigante chega para tentar mostrar ao garoto que a escuridão pode ser divertida, o que pode ser percebido logo de cara por seu carisma.
Para isso, ele leva Orion para uma aventura em seu universo para conhecer outras entidades da noite e do dia, como Insônia, o Sonho e a Luz. A forma como elas são apresentadas lembra muito Divertidamente (2015), da Pixar — que ganhará continuação neste ano —, mas a inspiração do longa da DreamWorks é o livro homônimo de 2014 de Emma Yarlett.
A jornada, repleta de elementos fantásticos, vira uma verdadeira aula sobre a vida. Os dilemas do cotidiano são explicados de forma didática para os pequenos — e, para os adultos, proporcionam um novo olhar para questões naturalizadas ou pequenos detalhes do dia a dia. É, sem dúvidas, uma boa opção para assistir e se divertir em família.
Publicado em VEJA São Paulo de 16 de fevereiro de 2024, edição nº 2880