‘O Problema dos 3 Corpos’ promete agradar fãs de ‘Game of Thrones’
Nova série da Netflix é dos mesmos criadores, David Benioff e D. B. Weiss, e apresenta um estilo semelhante, apesar de uma história diferente
✪✪✪ Os fãs de Game of Thrones, que ficaram tristes com o fim da série, podem comemorar. O Problema dos 3 Corpos, na Netflix, é dos mesmos criadores, David Benioff e D. B. Weiss, junto de Alexander Woo. Os oito episódios apresentam um estilo igualmente chamativo, mas uma história diferente. A inspiração veio da trilogia best-seller Lembranças do Passado da Terra (primeiro livro de 2007), do chinês Cixin Liu.
Em meio à Revolução Cultural da China, no final dos anos 60, um grupo de cientistas de um projeto militar secreto decide enviar sinais ao espaço para fazer contato com extraterrestres. A mensagem é captada pelos San-Ti, uma civilização alienígena à beira da destruição, que, cinquenta anos depois, dá início ao plano de invadir a Terra.
A direção da série é assinada por Derek Tsang, Andrew Stanton, Minkie Spiro e Jeremy Podeswa. Há uma sequência de acertos da equipe, do design de produção, com cenários de tirar o fôlego, ao de som, criando uma experiência imersiva.
+ Com Anne Hathaway e Jessica Chastain, ‘Instinto Materno’ poderia ser mais camp
Algumas escolhas dos criadores vêm sendo motivo de crítica. Internautas apontam para uma “ocidentalização” da trama e a falta do contexto chinês, considerado essencial à obra. Como pano de fundo na segunda parte, China e Mongólia foram trocadas por Londres, e entraram personagens ingleses no lugar de chineses.
Fato é que os criadores fizeram um bom trabalho de simplificar os livros, mesmo que ainda haja complexidades, como o próprio enigma da física que dá nome à série.
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de abril de 2024, edição nº 2887