‘O Bastardo’ conta história de época da Dinamarca com Mads Mikkelsen
Filme, que se passa no século 18, é a indicação da Dinamarca ao Oscar de Melhor Filme Internacional
Mads Mikkelsen, ator dinamarquês conhecido por seus papéis na série Hannibal (2013) e no filme A Caça (2012), estrela um épico emocionante e muito bem construído.
Em cartaz nos cinemas, O Bastardo, dirigido por Nikolaj Arcel, é a indicação da Dinamarca ao Oscar de Melhor Filme Internacional do ano que vem. Tem como base o romance de Ida Jessen, The Captain and Ann Barbara (2020).
Ambientado no ano de 1755, conta a história do Capitão Ludvig Kahlen (Mikkelsen), um herói de guerra em crise, determinado a tirar proveito de uma terra devastada, a fim de construir uma colônia em nome do rei e conquistar um título de nobre.
Para isso, precisa enfrentar os desafios da natureza e do vizinho aristocrata Frederik De Schinkel (Simon Bennebjerg), que domina a província e ameaça o protagonista.
Na luta contra o vilão, conhece um casal em fuga e forma uma pequena comunidade de desajustados. A rivalidade entre os dois lados cresce ao ponto de um confronto violento e intenso.
A ambientação e os figurinos são impecáveis ao recriar a estética daquele ano. A construção de personagens é incisiva. As performances acompanham o roteiro e entregam um resultado conciso, com destaque para Mads Mikkelsen, magnífico em seu papel, cheio de nuances.
NOTA: ★★★☆☆
Publicado em VEJA São Paulo de 20 de setembro de 2024, edição nº 2911