Documentário na Mostra retrata vida precária na cidade com fortes chuvas
‘Intervenção’, de Gustavo Ribeiro, mostra a realidade em comunidade na Vila Leopoldina, uma das mais afetadas
A 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo está a todo vapor, movimentando a cidade até 30 de outubro, com 415 filmes de 82 países, muitos inéditos no Brasil, em 29 salas de cinemas. Entre as grandes pautas do ano, relevantes diante das eleições municipais, estão o meio ambiente e a vida na cidade.
Um dos destaques da programação é Intervenção, documentário de Gustavo Ribeiro, que mostra a rotina de moradores de uma comunidade na Vila Leopoldina, na Zona Oeste, formada pelas favelas do Nove e da Linha e pelo Conjunto Habitacional Cingapura Madeirite.
Com a falta de infraestrutura e saneamento básico e pela proximidade com o Rio Pinheiros, a região é uma das que mais sofre com as fortes chuvas — assunto que tem preocupado os paulistanos nas últimas semanas. Há inúmeros relatos de famílias que perderam todos os pertences nas enchentes. Os moradores lutam pela urbanização do local, mas enfrentam a resistência de vizinhos dos condomínios de luxo.
Um Projeto de Intervenção Urbana (PIU), sancionado em junho de 2023 pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), também gerou discussão, com pessoas de dentro e fora da comunidade a favor e contra. Filmado ao longo de quatro anos, o documentário aborda todos esses tópicos.
Intervenção será exibido na terça-feira (29), às 19h30, no Cineclube Cortina.
Outro documentário de Ribeiro presente na Mostra é o Ocupa SP, que conta histórias de luta e resistência de populações marginalizadas e reforça o direito delas de ocupar os mesmos espaços de grupos privilegiados.
Para tratar do assunto, o diretor explora assuntos como moradia, alimentação saudável, cultura e lazer, por meio de entrevistas com personalidades da cidade, como o Padre Júlio Lancellotti. Ele também mostra exemplos positivos. É o caso da horta comunitária das Mulheres do GAU, do teatro da Cia Mungunzá, das ruas coloridas do Jardim da União e da ancestralidade no Pico do Jaraguá.
Ocupa SP terá sessões no Reserva Cultural nesta quinta-feira (24), às 16h, e no Cineclube Cortina na terça-feira (29), às 21h30.