‘Kung Fu Panda 4’ repete fórmula de narrativa heroica com novos personagens
Quarto filme da franquia apresenta uma vilã poderosa, a Camaleoa (dublada por Taís Araújo), e uma nova parceira, a raposa Zhen (Danni Suzuki)
✪✪✪ Após três aventuras épicas, o carismático urso panda Po (no Brasil, dublado por Lúcio Mauro Filho) retorna aos cinemas em Kung Fu Panda 4 para mais ação. Oito anos após o terceiro filme, o Dragão Guerreiro é convocado pelo Mestre Shifu para deixar sua posição e virar o novo líder espiritual do Vale da Paz.
Essa mudança apresenta desafios, pois ele não se considera sábio para ser um guia e precisa encontrar e treinar o próximo Dragão Guerreiro. No entanto, Po acaba saindo para uma última aventura quando uma vilã, a Camaleoa (dublada por Taís Araújo), surge com a ambição de dominar o Vale da Paz. Nessa jornada, ele conta com a ajuda de uma nova parceira, a raposa Zhen (Danni Suzuki).
O quarto capítulo repete com sucesso o humor e o estilo de narrativa heroica de seus antecessores. Mas, pelo mesmo motivo, não soa como algo novo, nem se destaca. A sensação é de que a saga se tornou previsível e perdeu a força que tinha quando estreou, em 2008. Os fatores que contribuem para ajudar a renovar o enredo são as adições ao elenco.
Em vídeo dos bastidores divulgado pela Universal Pictures, o diretor Mike Mitchell falou sobre a vontade de criar o longa “mais eletrizante” da franquia. Um dos recursos para isso foi o uso de uma técnica de filmagem semelhante aos visuais da câmera GoPro, que acompanha o movimento dos personagens. Não dá para negar que o resultado entretém.
Publicado em VEJA São Paulo de 22 de março de 2024, edição nº 2885