Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Mattheus Goto

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um guia com críticas, notícias, entrevistas e eventos sobre cinema e streaming

10 filmes e séries sobre política para assistir no streaming

De longas biográficos a programas bem humorados, ficção e realidade se misturam nas produções

Por Mattheus Goto
17 jul 2025, 15h25
wagner-moura-guerra-civil
Wagner Moura como Joel em 'Guerra Civil' (Diamond Films/Divulgação)
Continua após publicidade

A política vive em alta no audiovisual, mas está em pauta diante de acontecimentos internacionais e do lançamento de obras como o documentário de Petra Costa, Apocalipse nos Trópicos.

De filmes biográficos a séries bem humoradas sobre o assunto, ficção e realidade se misturam nas diversas produções, disponíveis no streaming.

Confira a seguir a seleção de obras para pensar sobre políticas.

Filmes e séries sobre política

1. Guerra Civil (2024)

Ambientado em um futuro distópico, não tão distante, o filme estrelado por Wagner Moura e dirigido por Alex Garland acompanha um grupo de jornalistas que atravessa os Estados Unidos em busca de um depoimento do presidente. Eles precisam sobreviver as provações no caminho, que virou um campo de batalha com violência e conflitos envolvendo toda a nação. Está no catálogo da Netflix.

2. O Aprendiz (2024)

Destaque na última temporada de prêmios, o filme de Ali Abbasi narra a ascensão de Donald Trump como empresário no mercado imobiliário nas décadas de 1970 e 1980, que antecedeu a carreira na política americana. Interpretado por Sebastian Stan, ele é retratado como um personagem vil e desprezível, em referência direta a atitudes recentes. Além do conteúdo, é uma obra relevante pois foi motivo de boicote do biografado semanas antes das eleições presidenciais de 2024. Disponível no Prime Video.

o-aprendiz-donald-trump
Ganância e egoísmo em ‘O Aprendiz’: retrato negativo de Trump (Sebastian Stan) em suas relações com Roy Cohn (Jeremy Strong) (Divulgação/Divulgação)

3. Argentina, 1985 (2022)

Baseado em fatos reais, o longa de Santiago Mitre foi inspirado na história de Julio Strassera, Luís Moreno Ocampo e equipe em processo contra militares da ditadura argentina, mais conhecida como Julgamento das Juntas, o primeiro julgamento no mundo por um tribunal civil contra comandantes. Com início em 22 de abril de 1985, o julgamento durou cerca de 530 horas de audiência e 850 testemunhas. No final, 709 casos foram julgados e sentenciados pelos juízes. Pode ser encontrado no Prime Video.

Continua após a publicidade
Julgamento das Juntas no filme 'Argentina, 1985'
Julgamento das Juntas no filme ‘Argentina, 1985’ (Prime Video/Divulgação)

4. Marighella (2019)

O primeiro filme dirigido por Wagner Moura foi marcado por uma série de adiamentos. Inicialmente previsto para novembro de 2019, só estreou nos cinemas nacionais dois anos depois, com relatos do diretor sobre censura e problemas com a Ancine. A produção acompanha os últimos anos do guerrilheiro Carlos Marighella, interpretado por Seu Jorge, que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar brasileira. Está disponível no catálogo do Globoplay.

Adiamento de anos: Seu Jorge e Wagner Moura em 'Marighella'
Adiamento de anos: Seu Jorge e Wagner Moura em ‘Marighella’ (Globoplay/Divulgação)

5. O Mecanismo (2018)

Outra obra nacional sobre política é a série O Mecanismo, criada por José Padilha e Elena Soarez. Com duas temporadas, ela foi livremente inspirada nas investigações da Operação Lava Jato. Na história, o agente da Polícia Federal Marco Ruffo (Selton Mello) fica obcecado pelo caso que está investigando e, de repente, se vê mergulhado, junto da aprendiz, Verena Cardoni (Carol Abras), em uma das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do Brasil. Assista na Netflix.

'O Mecanismo': série da Netflix com Selton Mello
‘O Mecanismo’: série da Netflix com Selton Mello (Netflix/Divulgação)
Continua após a publicidade

6. House of Cards

Acompanha um mundo político recheado de ganância, corrupção e luxúria em Washington, capital dos Estados Unidos, com foco no congressista Francis Underwood (Kevin Spacey) e sua esposa, Claire (Robin Wright), que fazem de tudo para conquistar seus objetivos, não importa o que aconteça. É uma produção da Netflix.

7. Veep (2012)

Para quem busca uma produção sobre política com um tom mais leve, a série estrelada por Julia Louis-Dreyfus é uma boa pedida. A atriz, que venceu seis Emmys pelo papel, vive a senadora Selina Meyer, que se torna vice-presidente dos Estados Unidos quando a chapa da qual faz parte conquista a eleição presidencial. Ao assumir o posto, descobre que o trabalho está longe de ser o que imaginava. Acompanhamos a rotina peculiar e inusitada da figura política (talvez não tão fictícia assim). Disponível na HBO Max.

Julia Louis-Dreyfus é a vice-presidente peculiar em Veep
Julia Louis-Dreyfus é a vice-presidente peculiar em Veep (HBO Max/Divulgação)

8. Game of Thrones (2011)

Um clássico da literatura, escrito por George R.R. Martin, transformado em série. Em um reino de fantasia medieval épica, duas famílias poderosas disputam um jogo mortal pelo controle dos Sete Reinos de Westeros para assumir o Trono de Ferro. Está no catálogo da HBO Max.

9. O Último Rei da Escócia (2006)

Longa de Kevin Macdonald narra a viagem do médico escocês Nicholas (James McAvoy) para Uganda, a fim de ajudar o país. Lá, ele impressiona e faz amizade com o líder recém-empossado, Idi Amin (Forest Whitaker), que se tornou um dos mais terríveis ditadores da África. Obcecado com a cultura e a história da Escócia, Amin lhe oferece a oportunidade de ser o seu médico particular. Assista no Disney+.

Continua após a publicidade

10. Todos os Homens do Presidente (1976)

Clássico da cinematografia, o filme vencedor de quatro Oscars, com direção de Alan J. Pakula, se passa em 1972 e apresenta a investigação do repórter do The Washington Post Bob Woodward (Robert Redford) sobre a uma invasão de cinco homens à sede do Partido Democrata. Sem ter noção da gravidade dos fatos, a iniciativa dá origem ao escândalo Watergate, que entrou para a história por ser responsável pela queda do presidente Richard Nixon. Pode ser assistido no Prime Video.

Clássico do cinema: 'Todos os Homens do Presidente'
Clássico do cinema: ‘Todos os Homens do Presidente’ (Divulgação/Divulgação)

Publicado em VEJA São Paulo de 18 de julho de 2025, edição nº 2953

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.