Festival de Cinema Italiano traz Antonio Catania ao Brasil nesta semana
A 20ª edição começa no dia 29 e celebra duas décadas de difusão da cinematografia italiana no Brasil
O Festival de Cinema Italiano começa na quarta-feira (29) e celebra 20 anos de exibição e promoção do cinema da Itália no Brasil. Na 20ª edição, o evento traz para a cerimônia de abertura o ator Antonio Catania, nome de destaque no cinema europeu.
Catania protagoniza dois filmes da programação: De Nápoles a Nova York, de Gabriele Salvatores, que abre o evento, e o clássico O Jantar, de Ettore Scola, exibido na mostra de retrospectiva. Sua presença reforça o elo entre diferentes gerações do cinema italiano. Além de ter atuado em obras como Mediterrâneo (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, 1992) e Pão e Tulipas (2000), fez carreira no teatro e na TV.
Organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em parceria com a Embaixada da Itália e o Ministério da Cultura, o festival reúne reúne uma seleção especial que mescla estreias inéditas no país e uma retrospectiva de obras fundamentais, com homenagens a ícones do cinema italiano.
Entre os filmes inéditos no país, está Le Assaggiatrici (As Provadoras de Hitler), de Silvio Soldini; L’Abbaglio (A Ilusão), de Roberto Andò; Hey Joe, de Claudio Giovannesi; e Le Città di Pianura (A Última Rodada), de Francesco Sossai.
Os destaques da retrospectiva incluem Ladri di Biciclette (Ladrões de Bicicletas), de Vittorio De Sica; Paisà, de Roberto Rossellini; Prima della Rivoluzione, de Bernardo Bertolucci; e L’Amore in Città (Amor na Cidade), filme coletivo de Antonioni, Fellini, Zavattini e outros.
A programação completa está no site oficial do festival.
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Alta performance para a gastronomia profissional
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Sesc Parque Dom Pedro II vence um dos maiores prêmios de arquitetura do mundo





