Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Mattheus Goto

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um guia com críticas, notícias, entrevistas e eventos sobre cinema e streaming (mattheus.goto@abril.com.br)

Cinema da Augusta ganha patrocínio e passa a se chamar Espaço Petrobras

Inauguração da nova chancela, após 39 anos de parceria com banco, acontece na terça-feira (21), com filme de Walter Salles

Por Mattheus Goto
17 jan 2025, 12h00
Nova fachada do tradicional cinema na Augusta
Nova fachada do tradicional cinema na Augusta (Carlos Dranger/Divulgação)
Continua após publicidade

Quem passou pela altura do número 1475 da Rua Augusta no último mês deparou com um novo letreiro na fachada do tradicional cinema de rua. Agora, o lugar se chama Espaço Petrobras de Cinema. O acordo de patrocínio, com duração de dois anos, foi fechado em outubro.

As negociações começaram após a saída do Itaú da sociedade com o espaço, em maio de 2024, e com as unidades no Shopping Frei Caneca e Bourbon Shopping, que passaram a ser operadas pelo Cinesystem. Foram 39 anos de acordo com a marca. Desde então, o cinema ficou sem apoio financeiro.

“Passamos por maus bocados, com pandemia, governos não favoráveis à cultura e saída do patrocinador”, diz Adhemar Oliveira, sociólogo, exibidor e gestor do espaço. “Ainda estamos nos recuperando de tudo isso. É um recomeço.”

Adhemar Oliveira, gestor do novo Espaço Petrobras de Cinema
Adhemar Oliveira, gestor do novo Espaço Petrobras de Cinema (Leo Martins/Veja SP)

O empresário conta que foi a Petrobras quem o procurou para uma parceria. Eles fecharam o pacote de patrocínio e aprovaram o projeto e as ações na Lei Rouanet.

A nova chancela será inaugurada oficialmente na terça-feira (21), com sessões de Terra Estrangeira (1995), de Walter Salles, Kasa Branca (2025), de Luciano Vidigal, e Malês (2024), de Antonio Pitanga.

Continua após a publicidade

Além do letreiro, as primeiras mudanças já começaram a aparecer no espaço. O laranja foi substituído pelo verde, o amarelo e o cinza nas paredes, poltronas e cartazes.

Mudanças no cinema: fachada nova, com nome do patrocinador, e assentos totalmente pretos, sem laranja
Mudanças no cinema: fachada nova, com nome do patrocinador, e assentos totalmente pretos, sem laranja (Leo Martins/Veja SP)
Detalhes em amarelo no hall do cinema na Augusta
Detalhes em amarelo no hall do cinema na Augusta (Leo Martins/Veja SP)

Diferentemente das alterações visuais, a intenção é de seguir com a mesma filosofia para a programação. “A proposta continua sendo: democracia na tela e na plateia”, ele comenta. Também há o plano de retomar ideias antigas, como o Curta Petrobras às 6.

Continua após a publicidade

Não é de hoje a parceria entre a petroleira e o empresário. O evento de curtas-metragens foi lançado em 1999. A relação se estreitou em 2018 com o Cinearte Petrobras, que virou o Cine Marquise, no Conjunto Nacional, após a empresa não renovar o contrato, em 2019.

O cinema da Augusta ocupa o prédio que abrigou o Cine Majestic, criado pela família Moussalli nos anos 50. Passou por várias gestões e foi fechado no início da década de 90.

Cine Majestic, nos anos 50
Cine Majestic, nos anos 50 (Divulgação/Divulgação)
Patrocínio do Banco Nacional, após reforma, em 1993
Patrocínio do Banco Nacional, após reforma, em 1993 (Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

Nas mãos de Adhemar Oliveira, recebeu uma grande reforma e abriu as portas novamente com três salas, livraria, café e bonbonnière, em outubro de 1993, patrocinado pelo Banco Nacional. Dois anos depois, fechou patrocínio com o Unibanco, que depois foi incorporado pelo Itaú, e ganhou o Anexo, com duas salas e um café.

O espaço do outro lado da rua é motivo de disputa na Justiça, com um projeto de empreendimentos imobiliários da construtora Vila 11. A associação de moradores defende a preservação do patrimônio cultural. Em dezembro, a 7ª Vara da Fazenda Pública suspendeu o parecer que autorizava a demolição. Cabe recurso à decisão.

A iniciativa da petroleira veio após um momento de reestruturação do Programa Petrobras Cultural, com um dos focos em cinema. “A possibilidade de patrocinar um espaço tradicional de São Paulo e a expectativa de realizar ações para a formação de público, estimulando estudantes, se mostraram muito oportunas”, afirma a gerente de patrocínios, Alessandra Teixeira.

Fachada anterior à atual, com patrocinador de 39 anos
Fachada anterior à atual, com patrocinador de 39 anos (Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

A empresa já realiza e participa de eventos, como a Sessão Vitrine Petrobras e a Mostra SP. “Este é um momento de produções audiovisuais de muita qualidade, com temas importantes para o país, e de reforçar a energia transformadora da cultura.”

O gestor, que também é sócio do Cinesala, em Pinheiros, celebra o bom momento do cinema nacional — que, inclusive, ajudou a “dar fôlego” nos últimos meses antes do patrocínio.

“O Ainda Estou Aqui foi uma grata surpresa. Nós estávamos vindo de épocas magras”, relata. “Tivemos um aumento de público considerável e, mais do que isso, a valorização do cinema brasileiro”, comemora.

Publicado em VEJA São Paulo de 17 de janeiro de 2025, edição nº 2927

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.