Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Mattheus Goto

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um guia com críticas, notícias, entrevistas e eventos sobre cinema e streaming (mattheus.goto@abril.com.br)

Documentário de Marcelo Gomes investiga os sonhos e o inconsciente

'Criaturas da Mente' traz entrevistas com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro

Por Mattheus Goto
20 Maio 2025, 08h00
criaturas-da-mente
Pesquisa de Sidarta Ribeiro: ponto de partida para documentário sobre sonho e inconsciente (Sylara Silverio/Divulgação)
Continua após publicidade

O trabalho fascinante do cineasta Marcelo Gomes chama atenção por inúmeras razões, uma delas é o olhar afável e acolhedor ao outro, sem nenhum tabu. Assistir a seus filmes é, de alguma maneira, sentir-se visto, representado e abraçado. Com essa perspectiva, nada mais apropriado do que tentar decifrar a mente e seus enigmas. O tema surge como epítome da obra do diretor em “Criaturas da Mente”.

No documentário, Gomes conta em primeira pessoa as dificuldades de sonhar durante a pandemia e como isso incentivou-o a pesquisar sobre o assunto. Chegou então a Sidarta Ribeiro, neurocientista brasileiro referência no assunto, um dos fundadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O encontro é um ponto de partida para uma ampla investigação sobre sonhos e inconsciente, que transborda os limites da ciência e passa também pelo campo espiritual.

Além das conversas com o especialista, há entrevistas interessantes com o filósofo Ailton Krenak, o pesquisador Dráulio Barros de Araújo e o jornalista Marcelo Leite. Mas se ressalta a imersão nos saberes ancestrais de povos originários e religiões de matriz africana, com depoimentos de Mãe Beth de Oxum e Mãe Lu. Acompanhamos também o relato do próprio diretor sobre uma experiência com ayahuasca. É admirável a amplitude da sua visão de mundo, mostrando que a coexistência entre ciência e espiritualidade é possível e natural. O filme transcende barreiras e convida o espectador a refletir sobre o que está oculto sob a ponta do iceberg.

Publicado em VEJA São Paulo de 16 de maio de 2025, edição nº2944.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.