Documentário de Marcelo Gomes investiga os sonhos e o inconsciente
'Criaturas da Mente' traz entrevistas com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro

O trabalho fascinante do cineasta Marcelo Gomes chama atenção por inúmeras razões, uma delas é o olhar afável e acolhedor ao outro, sem nenhum tabu. Assistir a seus filmes é, de alguma maneira, sentir-se visto, representado e abraçado. Com essa perspectiva, nada mais apropriado do que tentar decifrar a mente e seus enigmas. O tema surge como epítome da obra do diretor em “Criaturas da Mente”.
No documentário, Gomes conta em primeira pessoa as dificuldades de sonhar durante a pandemia e como isso incentivou-o a pesquisar sobre o assunto. Chegou então a Sidarta Ribeiro, neurocientista brasileiro referência no assunto, um dos fundadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O encontro é um ponto de partida para uma ampla investigação sobre sonhos e inconsciente, que transborda os limites da ciência e passa também pelo campo espiritual.
Além das conversas com o especialista, há entrevistas interessantes com o filósofo Ailton Krenak, o pesquisador Dráulio Barros de Araújo e o jornalista Marcelo Leite. Mas se ressalta a imersão nos saberes ancestrais de povos originários e religiões de matriz africana, com depoimentos de Mãe Beth de Oxum e Mãe Lu. Acompanhamos também o relato do próprio diretor sobre uma experiência com ayahuasca. É admirável a amplitude da sua visão de mundo, mostrando que a coexistência entre ciência e espiritualidade é possível e natural. O filme transcende barreiras e convida o espectador a refletir sobre o que está oculto sob a ponta do iceberg.
Publicado em VEJA São Paulo de 16 de maio de 2025, edição nº2944.