Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Mattheus Goto

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um guia com críticas, notícias, entrevistas e eventos sobre cinema e streaming

Confira os destaques da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado

Evento acontece entre 13 e 23 de agosto, na Serra Gaúcha

Por Mattheus Goto
17 ago 2025, 08h00
Filme Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado acontece entre 13 e 23 de agosto, na Serra Gaúcha, reunindo produções de todo o país e nomes consagrados do audiovisual. Na mostra competitiva de longas de ficção, seis títulos disputam o Kikito, troféu do festival: A Natureza das Coisas Invisíveis (DF), de Rafaela Camelo; Cinco Tipos de Medo (MT), de Bruno Bini; (PR), de Laís Melo; Papagaios (RJ), de Douglas Soares; Querido Mundo (RJ), de Miguel Falabella e Sonhar com Leões (SP), de Paolo Marinou-Blanco.

Protagonizado por Denise Fraga, o longa de Marinou-Blanco traz à tona a discussão sobre eutanásia a partir da história de uma imigrante brasileira em Lisboa que recebe o diagnóstico de uma doença terminal e descobre que tem apenas um ano de vida.

Já a Natureza das Coisas Invisíveis mergulha no universo infantil: Glória, 10 anos, passa as férias no hospital onde a mãe é enfermeira e conhece Sofia, que acompanha a internação da bisavó. Unidas, buscam conforto e uma forma de escapar daquele ambiente.

Filme A Natureza das Coisas Invisíveis
(Divulgação/Divulgação)

Outro destaque, Querido Mundo, dirigido por Miguel Falabella, explora um encontro improvável na véspera de Ano Novo. A queda de uma ponte durante uma tempestade une os caminhos de Elsa (Malu Galli) e Oswaldo (Eduardo Moscovis), que acabam em um prédio abandonado no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade
Querido Mundo
(Divulgação/Divulgação)

Na mostra de longas gaúchos, o destaque é Rua do Pescador nº 6, de Bárbara Paz, que revisita memórias de vidas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024.

Rua do Pesquisador
(Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

O festival também será palco para o lançamento da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente, de Marcelo Gomes e Carol Minêm. Ao longo de cinco episódios, a produção revive a epidemia da AIDS nos anos 1980, acompanhando comissários de bordo que arriscam trazer medicamentos ilegalmente do exterior para ajudar amigos e colegas. No elenco de jovens talentos, estão nomes como Johnny Massaro, Ícaro Silva e Bruna Linzmeyer.

Máscaras de Oxigênio não cairão automaticamente
(Divulgação/Divulgação)

Publicado em VEJA São Paulo de 15 de agosto de 2025, edição nº 2957

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja São Paulo* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 39,99/mês