Série ‘Cem Anos de Solidão’ honra legado de Gabriel García Márquez
Com excelente trabalho de direção, produção da Netflix recria cenas do realismo mágico do escritor colombiano

Um dos livros mais prestigiados na história ganhou uma adaptação digna de sua grandiosidade. Cem Anos de Solidão foi das páginas de Gabriel García Márquez para as telas da Netflix. A série cumpre o desejo do autor colombiano, de ter uma equipe local na produção.
A plataforma conseguiu a aprovação dos filhos do escritor, que atuaram como produtores, e convidou Laura Mora Ortega e Alex García López para a direção.
A riquíssima obra de 1967 é desdobrada em dezesseis episódios (a segunda metade estreia em 2026) e acompanha sete gerações de uma família em Macondo, um vilarejo idealizado na Colômbia.
O povoado, onde coisas fantásticas acontecem, se forma após o casamento entre os primos José Arcadio Buendía (Marco González) e Úrsula Iguarán (Susana Morales). Com a maldição da mãe da noiva e a perseguição de um fantasma, eles fogem para uma vida nova.
Com um excelente trabalho da direção, de criar o realismo mágico, com efeitos práticos, a produção acertou a mão na hora de transformar palavras em imagens.
NOTA: ★★★★☆
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de fevereiro de 2025, edição nº 2930