Animação nacional, ‘Arca de Noé’ reúne nomes de peso no elenco de dublagem
Filme inspirado na poesia de Vinicius de Moraes tem as vozes de Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Alice Braga, Lázaro Ramos e mais
A representação visual de uma das grandes fábulas cristãs e a poesia de Vinicius de Moraes encontram-se em Arca de Noé, que estreia em 7 de novembro nos cinemas. O filme de Alois Di Leo e Sérgio Machado é uma divertida e bem elaborada narrativa.
Quem dá voz ao trio protagonista é Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet e Alice Braga, mas também estão presentes Lázaro Ramos, Heloisa Périssé, Ingrid Guimarães, Bruno Gagliasso e mais, que acompanham a dupla de ratos músicos, Vini (Santoro) e Tom (Adnet).
Com a aproximação do dilúvio, Deus (Seu Jorge) pede a Noé (Julio Andrade) que convide um macho e uma fêmea de cada espécie para levar numa arca. Isso deixa os dois amigos apreensivos, já que um seria deixado para trás. É então que eles conhecem a rata Nina (Alice Braga).
No navio, precisam lutar contra o leão Baruk (Lázaro Ramos), que quer se tornar líder. O roteiro incorpora expressões e referências modernas, em diálogo com as novas gerações.
Comete um deslize quando faz breves menções à comunidade LGBTQIAPN+ com teor pejorativo, algo nada bem-vindo em um filme para crianças — os cidadãos do futuro.
Isso nos lembra que, afinal, trata-se de uma história cristã e não há como negar que aqui ela é bem contada.
NOTA: ★★★☆☆
Publicado em VEJA São Paulo de 11 de outubro de 2024, edição nº 2914