A ascensão do rebelde Andor no universo de Star Wars
Segunda temporada de Andor está disponível no Disney+

A segunda temporada de Andor, disponível no Disney+, consolidou a série como uma das melhores produções de Star Wars feitas pela Disney, desde que o estúdio comprou a Lucasfilm, incluindo a franquia, em 2012. Isso se deve ao caráter espetacular e emocionante e à perspectiva política aguçada deste spin-off, criado por Tony Gilroy e focado em Cassian Andor (um excelente Diego Luna).
O personagem apareceu pela primeira vez no universo Star Wars em Rogue One (2016), como um herói que lutou na Aliança Rebelde. A série explora o que aconteceu antes do filme, nos primeiros dias da revolução contra o Império, quando ele se uniu a Jyn Erso (Felicity Jones), o andróide K-2S0 (Alan Tudyk) e Chirrut Îmwe (Donnie Yen) para impedir os planos da Estrela da Morte.
Como de praxe na franquia, fala-se de um movimento rebelde contra um império totalitário no espaço. Porém, destaca-se dos lançamentos recentes por deixar de lado a magia de Jedis para abordar uma luta realmente antifascista.
A nova temporada começa com Andor em uma instalação militar imperial, onde ele tenta roubar uma nave se passando por piloto de testes. O momento em que é revelado que Cassian não sabe como pilotá-la é um exemplo de como a obra consegue levar as discussões com bom humor e leveza, apesar da seriedade dos assuntos.
A estrutura de doze episódios (usada em roteiros) também foi de grande eficácia, a fim de preencher toda a lacuna restante da narrativa até chegar onde estávamos há nove anos, no cinema.
NOTA: ★★★☆☆
Publicado em VEJA São Paulo de 15 de agosto de 2025, edição nº 2957