Lula Pixuleco e Dilbandida, dois clássicos da manifestação antiPT (Foto: Alecsandra Zapparoli/VEJA SÃO PAULO)
Bonecos e objetos que fazem alusão aos políticos e envolvidos na operação lava-jato estão entre os mais exibidos pelos manifestantes. Entre eles, o Newton Ishii, intitulado popularmente como “japonês da federal”, estava entre os favoritos. O personagem da operação ganhou até marchinha de carnaval na última folia.
+ Quinze imagens marcantes da manifestação de 13 de março
1- Em ação: simulação de prisão do ex-presidente Lula
Continua após a publicidade
Manifestantes simulam prisão do ex-presidente Lula pelo “japonês da federal”. O sósia também marcou presença no último carnaval. (Foto: Sérgio Quintela/VEJA SÃO PAULO)
2- Ele também sabe sorrir: por trás de tantas prisões, ainda sobra tempo pra tirar foto com as famílias
(Foto: Reprodução/Instagram carlabanietti)
Continua após a publicidade
3- E fazer pose, por que não?
Sósia do Japonês da Federal chega a paulista, na altura da Brigadeiro Luís Antônio, e é cercado por manifestantes que buscam uma selfie e o parabenizam. Gilberto Kido, 49 anos, declara que sua fantasia também é o forma de protesto “estou tentando protestar também é minha fantasia é uma forma de fazer isso”. (Foto: Rafaela Lara/VEJA)
4- Tímido, mas sem deixar de dar atenção para fotos
Continua após a publicidade
(Foto: Reprodução/Instagram andrealuizetti)
5- Até nos trilhos: a fama continua no Metrô
(Foto: Reprodução/Instagram warleson_wendy)
Continua após a publicidade
BÔNUS: Outros personagens que marcaram presença nas manifestações
Em seu Twitter, Ronaldo Caiado publica foto de homem imitando a presidente Dilma Rousseff e segurando um cartaz com os dizeres: “Fora eu”
Em Maceió, manifestantes criaram o boneco “jararaco”, com cabeça de Lula e corpo de cobra. É um referência ao discurso do ex-presidente do qual ele disse, por ocasião da condução coercitiva, que, se queriam matar a jararaca, acertaram o rabo e não pisaram na cabeça. (Reprodução/Facebook)
Continua após a publicidade
Bonecos e objetos que fazem alusão aos políticos chamam a atenção na manifestação (Foto: VEJA)
Lollapalooza? Cartaz faz piada com o evento musical (Foto: Alecsandra Zapparoli)
O movimento Vem Pra Rua está distribuindo cornetas verde e amarela, fitinhas, bandeiras do Lula, vestido de presidiário com grilhões no tornozelo, máscaras dele como zumbi entre outros adereços, além de um mini boneco inflável do pixuleco com uma doação de 20 reais. Em 1 hora já distribuíram mais de 300 só na banca situada na esquina com a rua Pamplona. Vindos de Tatuapé, Lucinei Ortega, 64, dona de casa, e Adriano degaspiri, 40, representante comercial adquiriram o produto mais cobiçado a máscara de lula como zumbi. “Usamos com gosto queremos esse governo fora. Viemos porque queremos um basta em tanta corrupção”, diz Adriano, que é representante comercial. (Foto: Adriana Farias/VEJA SÃO PAULO)
Manifestantes usam máscara de Sérgio Moro. O juiz está sendo citado em quase todos os carros de som com aplausos. (Foto: Mariana Oliveira/VEJA SÃO PAULO)
Enquanto o Hino Nacional é executado pelo carro de som do movimento Endireita Brasil, manifestantes fazem fila por uma foto no pedalinho, ícone do sítio de Atibaia, ao lado do ‘Lula presidiário’. (Foto: VEJA SÃO PAULO)
Manifestante se fantasia com máscara do ex-presidente Lula (Foto: Ricardo Matsukawa/VEJA.com)