O risco das dietas restritivas para perda de peso
Tenho quase certeza que todo mundo já testou uma dieta milagrosa para tentar enxugar alguns quilinhos em pouco tempo, certo? Pois saiba que dietas radicais e restritivas para a perda rápida de peso não levam a lugar algum, a não ser ao efeito rebote! Cuidado com essas dietas malucas da moda que prometem maravilhas em […]
Tenho quase certeza que todo mundo já testou uma dieta milagrosa para tentar enxugar alguns quilinhos em pouco tempo, certo? Pois saiba que dietas radicais e restritivas para a perda rápida de peso não levam a lugar algum, a não ser ao efeito rebote! Cuidado com essas dietas malucas da moda que prometem maravilhas em pouco tempo… Aliás, complementando: desconfie de “dietas” que possuem nome próprio!
+ Dietas pobres em carboidratos podem causar depressão
A origem da palavra “dieta” vem do Grego “diaita” e tem como significado “estilo de vida” e jamais limitações alimentares. Não existe emagrecimento saudável e sustentável da noite para o dia. A pessoa pode até emagrecer, traduzindo, ver o ponteiro da balança baixar, a curto prazo, mas com certeza o efeito não durará muito tempo, além de trazer consequências nada interessantes.
+ Celebridades ficam finas com a dieta do pirulito
Quando adotamos uma alimentação muito restrita, logo nosso corpo percebe que não está recebendo a quantidade adequada de energia e nutrientes para garantir as suas funções vitais. Isso faz com que ele diminua o gasto calórico para se proteger e poder manter o desempenho das funções mais importantes, como respiração, batimentos cardíacos e raciocínio. Ou seja, ele deixa de gastar energia, exatamente o oposto do que queremos quando a intenção é emagrecer.
Na restrição calórica severa, não haverá um emagrecimento real, pois emagrecer significa diminuir o percentual de gordura, ou seja, usar a gordura acumulada como fonte de energia complementar, certo? Não é bem assim! Em condição de grande carência energética o corpo usa uma fonte de energia mais rápida, que são as proteínas dos nossos músculos. Sendo assim, além de não perder gordura, ainda há uma perda de massa magra, o que diminui ainda mais o metabolismo.
+ Rapaz perde 120 quilos e posta vídeo emocionante sobre suas inseguranças
Além disso, quando não fornecemos nutrientes suficientes para nosso corpo outros efeitos colaterais aparecem, como enfraquecimento das unhas, cabelos opacos e quebradiços, flacidez e cansaço além de ser mais um fator agravante para a queda do metabolismo, afinal, como que o corpo irá trabalhar sem “matéria-prima” para executar suas tarefas?
Para tornar esse processo mais prazeroso e eficaz, é necessário equilíbrio! Não tem segredo, é preciso ter uma alimentação saudável, variada, equilibrada, seguir a regrinha eficiente de mais regras e menos exceções e incluir atividades físicas no seu dia a dia. Tudo com muito prazer e sabedoria! Tem que ser #lifestyle porque #sersaudaveleumadelica !