‘Rustin’: Colman Domingo interpreta figura esquecida pela História
Filme da Netflix está disponível no streaming; Domingo foi indicado ao Globo de Ouro 2024

✪✪✪ A Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade, realizada em 1963, foi um verdadeiro marco da democracia norte-americana e movimentou ações referentes à igualdade no governo Kennedy (inclusive resultando na Lei dos Direitos Civis de 1964).
+Globo de Ouro 2024: as produções mais indicadas
Mas, além da força da presença do ativista Martin Luther King, uma figura importante também teve seu peso no evento. Trata-se de Bayard Rustin, um de seus principais organizadores que acabou sendo deixado de lado quando o movimento tomou grandes proporções.
Em Rustin, filme biográfico da Netflix que já está disponível no streaming, o espectador é convidado a mergulhar naqueles dias da década de 60 e conhecer os bastidores daquele momento, além de saber por quais razões Rustin foi “esquecido” pela História. Sua luta contra a homofobia dentro do próprio movimento é um dos temas do roteiro, mas o longa acaba não tendo tanta profundidade e cai no lugar-comum.
No mais, a performance de Colman Domingo é a principal força da produção e merece estar dentre as indicadas ao Globo de Ouro 2024. A direção de Rustin é de George C. Wolfe, de A Voz Suprema do Blues.
Publicado em VEJA São Paulo de 15 de dezembro de 2023, edição nº 2872