Plataforma Cardume possui mais de 200 curtas-metragens independentes
Em junho, o portal de filmes fará seu primeiro edital para produção de curtas
O casal de mineiros Daniel Jaber e Luciana Damasceno, atores e produtores do cenário independente do cinema brasileiro, criaram a plataforma de streaming Cardume em 2019. A intenção dos fundadores? Focar apenas em curtas-metragens, internacionalizar as obras produzidos no Brasil e fomentar o mercado audiovisual.
Hoje em dia com 200 títulos no catálogo – sendo que 70 são exclusivos da plataforma –, a Cardume possui uma assinatura popular de apenas R$ 5 reais por mês, buscando atrair e criar público para o formato, muito conhecido em festivais do Brasil.
O catálogo da Cardume também possui curtas realizados por nomes conhecidos do audiovisual brasileiro, como 14bis, de André Ristum, com Daniel de Oliveira e Nicola Siri no elenco, Pulso, dirigido por Danni Suzuki e estrelado por Joaquim Lopes, e dois curtas do diretor Diego Müller: A Invasão do Alegrete e Em Pedaços.
Atualmente, a página tem 46,5 mil acessos mensais, com 10% de visitantes internacionais. A maior parte da renda é revertida para iniciativas de incentivo e formação para profissionais do setor: 50% da receita líquida é reservada para cursos e editais e 30% é repassada diretamente para os produtores dos filmes em catálogo.
Para reforçar sua missão, a Cardume realizará seu primeiro edital para produção de curtas-metragens de baixo orçamento. As inscrições serão abertas em junho e o projeto vencedor receberá uma verba de R$ 15 mil para a realização do filme. O curta também ganhará consultoria, benefícios técnicos e a distribuição do filme em festivais pela Tarrafa Produtora/Distribuidora. Mais informações serão divulgadas em breve.