Mostra SP: ‘Dinheiro Fácil’ narra história real de Robin Hood da internet
Paul Dano interpreta Keith Gill, YouTuber que chamou a atenção do mercado financeiro após investir alto em uma empresa de videogames
✪✪✪ Pessoas comuns têm poder quando unidas? Normalmente, para o mercado financeiro, não. Mas, em um caso específico nos Estados Unidos há pouco mais de dois anos, aconteceu algo que pode ser definido como “fora da curva”.
+Martin Scorsese segue provando que é um presente ainda tê-lo na ativa
Dinheiro Fácil, filme dirigido por Craig Gillespie (Eu, Tonya), retrata os fatos envolvendo as ações de uma loja de videogame chamada GameStop, que repentinamente passou a ser o foco de acionistas em 2020. A questão é que a empresa não passou a ver mais valorizada por Wall Street, mas sim por investidores sem tanto dinheiro assim. Cidadãos comuns com trabalhos comuns.
Essas pessoas de diferentes lugares dos Estados Unidos compraram pequenas ações com base no que um produtor de conteúdo do Reddit, cujo apelido era “Roaring Kitty”, estava indicando em seus vídeos. Keith Gill (Paul Dano, um dos atores mais talentosos de sua geração), o homem por trás do nome que fazia referência a gatinhos, não era nenhuma lenda de Wall Street. Muito pelo contrário: ele havia depositado todas as quantias que tinha na loja GameStop – aproximadamente 50 mil dólares – com o apoio da esposa (Shailene Woodley).
Depois deste grande investimento, ele não abriu mais mão de suas ações. Isso foi lançando um efeito dominó na internet, fazendo com que jovens universitários, uma enfermeira e até mesmo um funcionário da própria GameStop também apostassem na marca – até então, subvalorizada pelo mercado. Essas pessoas se tornam personagens do filme para que o espectador tenha noção do impacto natural que Gill causou.
O plano do protagonista para valorizar a empresa (e ser o primeiro a realmente ver seu potencial no momento da pandemia) foi muito além do que o esperado, e o filme de Gillespie aborda o passo a passo com dois focos: o de Gill e o de empresários que começaram a acompanhar o crescimento da GameStop desde o início das novas ações.
A atmosfera dá voz a um protagonista que possui o estilo de Robin Hood (exceto pela parte de roubar dos ricos para dar aos mais pobres) e é o aspecto mais interessante de Dinheiro Fácil. Apesar de o filme ser um tanto protocolar dentro dos padrões do gênero biográfico, a história de um homem comum que conquista algo surreal nos Estados Unidos já é, por si só, algo que chama a atenção. E o talentoso Paul Dano consegue manter o nível em bons patamares do início ao fim.
Filme visto na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Publicado em VEJA São Paulo de 10 de novembro de 2023, edição nº 2867