‘Benção’: filme de época sobre poeta inglês prima pelas sutilezas
Filme dirigido pelo britânico Terence Davies narra trajetória de Siegfried Sassoon e integra a programação da Mostra SP
✪✪✪ Veterano do cinema independente britânico, Terence Davies conta a história do poeta Siegfried Sassoon no drama Benção, presente na Mostra SP. A trajetória real do autor, um pacifista inveterado que foi obrigado a combater na 1ª Guerra Mundial e conviveu com traumas desde então, oferece elementos suficientes para uma trama envolvente, repleta de reviravoltas.
Jack Lowden vive o protagonista, numa interpretação de emoções contidas, nos quais gestos e olhares têm mais peso do que grandes discursos.
O texto do filme prima pela sutileza. Apesar de tratar de grandes temas, como guerra, desencontros amorosos e crises existenciais, o roteiro (premiado no Festival de San Sebástian) nunca carrega as cores do melodrama.
Exemplo claro disso é a abordagem da orientação sexual de Sasoon, homem gay vivendo na conservadora elite inglesa do começo do século XX. O longa opta por não mostrar cenas de intolerância, mas sim deixar subentendido como o contexto geral interferia na vida e na obra do escritor.
Há ainda uma boa dose do tradicional humor inglês, em tiradas pontuais desferidas pelos personagens, repletas de ironia. Bem colocadas, essas passagens conferem ainda mais humanidade a uma trama capaz de ainda ecoar em tempos atuais, cerca de 100 anos depois dos eventos vistos na tela.