Os destaques brasileiros da 74ª edição do Festival de Cannes
Marinheiro das Montanhas estreou no evento em sessão especial; júri contou com grandes nomes, como Spike Lee, Kleber Mendonça Filho e ator de Parasita
A 74ª edição do Festival de Cannes, que acontece até sábado (17), destacou, mais uma vez, o cinema brasileiro. O novo filme de Karim Aïnouz, Marinheiro das Montanhas, estreou no evento em uma das sessões especiais, enquanto os curtas-metragens Sideral (de Carlos Segundo) e Céu de Agosto (de Jasmin Tenucci) marcaram presença na disputa pela Palma de Ouro.
O longa Medusa, dirigido por Anita Rocha da Silveira, também integrou a seleção da Quinzena dos Realizadores, sessão independente realizada junto do festival francês. Além disso, o Brasil se fez presente no júri internacional do evento, presidido pelo cineasta Spike Lee. Kleber Mendonça Filho, de Aquarius, integrou a equipe que seleciona anualmente os vencedores.
No júri, encontram-se também a atriz Maggie Gyllenhaal (Batman — O Cavaleiro das Trevas) e o ator Song Kang-ho, de Parasita. E, aproveitando a época do festival, o Telecine montou em seu streaming uma lista com obras que passaram pelo tapete vermelho de Cannes em diferentes épocas. As opções vão de Bacurau, dirigido por Mendonça Filho e Juliano Dornelles, The Square — A Arte da Discórdia, de Ruben Östlund, até A Doce Vida, de Federico Fellini.
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 21 de julho de 2021, edição nº 2747