Teatro mamulengo: Mestre Valdeck de Garanhuns faz apresentações gratuitas em parques da capital
Peças dedicam-se aos fantoches esculpidos em madeira de raízes nordestinas e contam com o acompanhamento musical do Trio Tropeiros da Serra
Um dos principais nomes da tradição do teatro mamulengo, o pernambucano Mestre Valdeck de Garanhuns, autor também de xilogravuras que integram acervos de museus na Alemanha e nos Estados Unidos, tem feito uma série de apresentações gratuitas em parques da Grande São Paulo neste mês.
O artista de 70 anos — 38 deles dedicados ao teatro de fantoches esculpidos em madeira de raízes nordestinas — conta com o acompanhamento musical do Trio Tropeiros da Serra, que executa a trilha sonora ao vivo das seis peças. Cada espetáculo tem uma narrativa distinta, com temas envolvendo desde a história de um corvo que voa até o céu até uma adaptação natalina. Instagram: @valdeckgaranhuns.
+ Mooca Plaza Shopping tem circo com personagens de ‘Chaves’
PROGRAMAÇÃO
Parque Augusta > Simão e Boi Pintadinho. Sáb. (13), 16h. O Casamento Caipira de Simão e Marieta Feito pelo Próprio Santo Antônio. Dom. (14), 16h. Rua Augusta, 200, Consolação.
Parque Cemucam > A Lenda da Gralha Azul. 20/8, 11h. O Mamulengo no Cinema. 21/8, 11h. Rua Mesopotâmia, s/nº, Jardim Passárgada, Cotia.
Parque Linear Tiquatira > O Teatro de Mamulengo e a Literatura de Cordel. 27/8, 13h. O Auto de Natal do Mestre Valdeck de Garanhuns. 28/8, 13h. Parque Linear Tiquatira – Avenida Governador Carvalho Pinto, s/nº, Guaianases.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 11 de agosto de 2022, edição nº 2802