O Diário de Mika: a curiosa história por trás do desenho infantil
Casal que criou a personagem se conheceu trabalhando com Mauricio de Sousa
“Sou a Mika, sou pequena e o mundo é novo para mim. Resolver qualquer problema não é tão fácil assim.” Os pais que possuem crianças pequenas em casa provavelmente já ouviram, ou ainda vão ouvir, essa musiquinha que acompanha as aventuras da pequena Mika: uma garotinha encantadora e curiosa que tem feito sucesso entre as crianças com idade pré-escolar. Indicada a Emmy Kids Awards 2017, a animação brasileira O Diário de Mika é voltada para os pequenos de 2 a 5 anos de idade.
Ciúmes, crescimento e a importância de partilhar aparecem entre as pautas apresentadas. No YouTube, a animação já alcança cerca de 516 mil inscritos em seu canal oficial e 126 mil no VEVO (que conta apenas com clipes musicais) – juntos, os dois somam cerca de 195 milhões de visualizações. O episódio Que Monstro É Esse?, um dos favoritos dos pequenos, conta sozinho com 9 milhões de views.
Outros diferenciais chamam a atenção na série, como o fato de ser a primeira animação brasileira a transmitir lives no YouTube, além de possuir episódios com tradução em libra. Toda terça e quinta, por exemplo, vai ao ar um episódio da série com tradução em libras, também as quintas, sempre às 15h, rolam as lives ao vivo.
Trajetória:
Criada em 2007, a personagem ficou em stand by por muito tempo até se tornar “o ovo de ouro” da Supertoons, mesmo estúdio que forneceu as animações Carrossel em Desenho Animado para o SBT e Os Chocolix para Nickelodeon. No comando do estúdio está o casal Dario e Elizabeth Mendes Bentancour, profissionais da animação que iniciaram a carreira nos estúdios Mauricio de Sousa ainda nos anos 80.
“Esse fator foi determinante em nossas vidas pessoais e também, para produzir nossas séries. Foi um aprendizado muito grande envolvendo o conteúdo infantil, pois trabalhamos diretamente com o mestre Mauricio. Também foi no estúdio que eu conheci a minha esposa, Elizabeth. Estamos juntos há mais de 30 anos e temos três filhos Thiago, Thales e Thomas“, afirma Dário Bentancour, 60 anos, produtor da série.
A iniciativa ainda não atingiu seu breakeven (quando o investimento não dá mais prejuízo; embora ainda não lucre), mas a produtora tem sustentado seu modelo de negócios através do licenciamento dos personagens. “Hoje nossa renda vem do teatro e do canal no YouTube. Mas em breve vamos começar a faturar também com os produtos licenciados que estão chegando, aos poucos, nas prateleiras”, prevê Bentancour.
Ainda neste ano, Mika deve ganhar uma coleção de brinquedos educativos pela Adijomar Brinquedos, uma linha de utensílios pela Injetemp, alguns livros educativos pela Culturama e até um milk-shake próprio, em parceria com a Dona Nuvem.
A peça O Diário de Mika, por exemplo, teve ingressos esgotados em todas as sessões. “Em São Paulo por exemplo fizemos apresentações em teatros de shoppings com capacidade de 250 pessoas cada, como Teatro Playcenter Family, Teatro Dr. Botica e Teatro Morumbi Shopping. Isso gerou um faturamento aproximado de 10 000 reais por sessão com bilheteria”.
Agora a série está em cartaz no Teatro MorumbiShopping, sempre aos sábados 16h, com o O Diário de Mika – Temos Muito o que Aprender. A peça segue em cartaz até o sábado (30). Para além dos palcos e da internet, a primeira temporada da série também é transmitida pelos canais Disney Junior, TV Cultura, TV Escola e TV Brasil, podendo ser encontrada ainda em plataformas de streaming, como a Netflix.