Minúsculos cria híbridos de móveis e brinquedos
Adoro móveis infantis, mas fico um pouco frustrada porque não há no Brasil tanta opção com design bacana e ainda funcional de mobiliário para crianças. A tortura é passear por páginas gringas – especialmente nórdicas – e ver o que eles fazem por lá e encontrar por aqui a mesma cadeirinha com recorte de coração […]
Adoro móveis infantis, mas fico um pouco frustrada porque não há no Brasil tanta opção com design bacana e ainda funcional de mobiliário para crianças. A tortura é passear por páginas gringas – especialmente nórdicas – e ver o que eles fazem por lá e encontrar por aqui a mesma cadeirinha com recorte de coração que eu usava na minha infância.
Por isso vejo com grande entusiasmo empresas que desenvolvem móveis bem pensados e de grande utilidade para este público. Minha mais recente descoberta foi a Minúsculos, marca lançada há cerca de três meses e que aposta em algumas poucas peças muito simples – mas muito bem desenhadas – e com inúmeras funções, num misto de mobiliário e brinquedo.
Há a cadeira que vira fábrica, a cadeira-casinha, o cadeirão que é uma torre de castelo. A primeira função é prática – sentar – a segunda, lúdica, e permite, num monta-desmonta, transformar o móvel em palco de diversas brincadeiras.
Estive conversando com uma das quatro sócias da empresa, Júlia, que me contou que os móveis-brinquedos foram pensados pelo grupo (que inclui um designer, um arquiteto e um artista plástico), para compor um ambiente inspirador para as crianças. As linhas simples e a única cor – branca – foram inspiradas no conceito educativo Waldorf que privilegia a imaginação e o faz de conta.
Além das cadeiras, há uma mesa, bem básica, simples e linda, que compõe com as cadeiras e tem um providencial nicho para encaixar lápis e canetas. O vídeo abaixo demonstra bem as possibilidades das peças:
[vimeo 88653559 w=500 h=281]
Os móveis custam a partir de R$ 179 e são vendidos online, no site oficial da marca e através da sua fan page.