Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Corrida

Por Marcos Paulo Reis Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Você não é um super-herói

Subir um degrau, dar um passo adiante, ir um pouco além… Determinação e superação são palavras de ordem hoje no mundo da corrida. A sensação de ter avançado e saído da zona de conforto é muito boa, mostra que a gente sempre é capaz de evoluir. Só que tem que tomar cuidado para não confundir […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 00h57 - Publicado em 8 jul 2013, 14h04
 (/)
Continua após publicidade
corrida1

FOTO: LatinStock

Subir um degrau, dar um passo adiante, ir um pouco além… Determinação e superação são palavras de ordem hoje no mundo da corrida. A sensação de ter avançado e saído da zona de conforto é muito boa, mostra que a gente sempre é capaz de evoluir. Só que tem que tomar cuidado para não confundir superação com heroísmo – porque tem muita gente que abusa da condição física e acha que está fazendo um grande feito, dando exemplo de força de vontade.

Continua após a publicidade

Pergunto: um grande feito para quem? Correr uma prova atrás da outra, buscar um tempo absurdo ou insistir em um treino naquele dia que você se sente mal é bom para quem? Para ganhar moral nas redes sociais? Será que esse pessoal que aplaude e curte esse tipo de performance também vai ajudar o “herói” quando ele se machucar ou acontecer coisa pior?

Algumas coisas precisam ser muito bem pensadas na prática do esporte. Eu entendo que o corpo se modifica, ganha tônus, saúde, bem-estar; entendo que você ganha autoestima e segurança; entendo que o exercício dá um barato diferente à vida. Mas tem que ter um planejamento para evoluir sem riscos. Você tem que estar apto a treinar e sentir-se bem, para avançar um passo de cada vez.

Se em um treino ou em uma prova algo não vai bem – você sente uma dor de cabeça, uma fraqueza, um enjoo sem motivo aparente – vale parar e ver o que está acontecendo. Você vai se sentir menos capaz, menos determinado se interromper a atividade? Cuidado para não interpretar erroneamente a ideia do “no pain, no gain” (sem dor, sem ganho). Respeite seu corpo, perceba os sinais que ele dá. Evolua sim, mas sem heroísmo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.