Turbine seus treinos com subidas e descidas
Acrescentar aclives e declives a suas corridas aumenta a intensidade do exercício, turbinando a queima de calorias e melhorando a resistência e a potência muscular. + Seis dicas para um iniciante na corrida não se machucar + Como evitar problemas comuns que aparecem nos pés dos corredores E esse treinamento pode ser útil inclusive para algumas provas, […]
Acrescentar aclives e declives a suas corridas aumenta a intensidade do exercício, turbinando a queima de calorias e melhorando a resistência e a potência muscular.
+ Seis dicas para um iniciante na corrida não se machucar
+ Como evitar problemas comuns que aparecem nos pés dos corredores
E esse treinamento pode ser útil inclusive para algumas provas, como a São Silvestre, com sua famosa subida da Brigadeiro. Com essa mudança, seus treinos saem da monotonia e até ganham mais força.
Confira algumas dicas para ajudá-lo a subir e descer por aí com segurança:
Fortalecimento – Quando você varia a altimetria, acontecem alterações na mecânica corporal, com implicações nas articulações do corpo, em especial na coluna e nos joelhos. Alguns músculos e tendões também passam a ser mais solicitados. Fortaleça essas regiões antes de encarar treinos mais puxados para evitar lesões.
Treino – Comece a praticar com inclinação na esteira, que não tem a fase negativa do movimento – ou seja, a descida. O ritmo deve ser mais lento e as passadas mais curtas.
Movimento – Quando subir a ladeira incline levemente o corpo à frente. Quando descer, mantenha o tronco ligeiramente para trás e não aumente o tamanho da passada nem a velocidade.
Equilíbrio – Preste atenção aos braços: o movimento deve ser como um pêndulo, ajudando no impulso na subida e na manutenção do equilíbrio na descida.
Balança – Evite esse tipo de exercício se você está acima do peso ou tem problema nos joelhos, nos tornozelos ou na coluna.