Síndrome da ansiedade pré-maratona
Nos próximos meses acontecem as maratonas mais desejados no exterior: Buenos Aires, Chicago, Berlin, Amsterdã, Nova York… E tem muito corredor em contagem regressiva para o grande dia. Entendo que essas provas gerem ansiedade, até porque tem todo um glamour em torno delas e porque envolvem viagem e lazer – afinal, muita gente aproveita para […]
Nos próximos meses acontecem as maratonas mais desejados no exterior: Buenos Aires, Chicago, Berlin, Amsterdã, Nova York… E tem muito corredor em contagem regressiva para o grande dia. Entendo que essas provas gerem ansiedade, até porque tem todo um glamour em torno delas e porque envolvem viagem e lazer – afinal, muita gente aproveita para tirar uns dias de férias e curtir a cidade.
Mas o que me preocupa mesmo é notar uma espécie de “síndrome da ansiedade pré-maratona”, que atinge certos corredores que começam a duvidar de seus treinos. Ao invés de focar em seu próprio planejamento, o cara fica de olho no “longo” do vizinho, acha que o amigo está fazendo melhor do que ele, se desespera…
Para acalmar você, futuro maratonista, na minha visão o que menos importa é o tamanho do seu longo. Para você completar bem a prova, levo muito mais em consideração suas 14 semanas de treinos feitos de forma ininterrupta. Continuidade é a palavra-chave.
Se perdeu um treino longo, se não conseguiu cumprir alguns dias de sua planilha, não adianta tentar repor, se sobrecarregando para tirar o atraso. À medida que sua prova se aproxima, isso pode resultar em lesão ou fazer baixar sua resistência e deixá-lo doente. É como nos tempos de colégio: tem que estudar aos poucos, cumprir as tarefas no tempo certo e não deixar para a última hora.
Respire fundo, siga o planejado junto a seu treinador, esqueça a planilha do amigo, não queira fazer mais do que é proposto. Não entre na pilha daqueles que acham que quanto mais quilometragem, melhor.
Se você tem sido um corredor assíduo nos treinos, tenho certeza de que já evoluiu um pouco e que ainda pode evoluir mais até o dia da maratona. Chegado o momento, é só fazer aquilo que treinou. E se treinou bem, vai chegar bem. Faça lá sua maratona e depois me conta como foi…