Monitor cardíaco: um amigo do peito
Uma das coisas que todo corredor deve aprender – especialmente o iniciante – é a importância da frequência cardíaca (FC) dentro do treino. De maneira geral, à medida que você evolui na corrida, sua FC vai baixando dentro das zonas leve, moderada e forte. Quanto mais você conhece sua FC, mais seguro fará seu treino […]
Uma das coisas que todo corredor deve aprender – especialmente o iniciante – é a importância da frequência cardíaca (FC) dentro do treino. De maneira geral, à medida que você evolui na corrida, sua FC vai baixando dentro das zonas leve, moderada e forte.
Quanto mais você conhece sua FC, mais seguro fará seu treino e mais você entenderá o que acontece com seu corpo, sabendo identificar inclusive qual é o momento de parar ou continuar.
O monitor cardíaco – uma cinta amarrada no tórax que transmite os batimentos do coração para um relógio –, então, é material de primeira necessidade na prática do esporte. É um grande amigo do peito, uma espécie de vigilante do seu corpo. Já vi muita gente escapar de problemas graças ao uso correto do equipamento.
Você precisa de um bom monitor, mas não necessariamente tem que ser o mais caro. É possível encontrar modelos simples e eficientes, assim como outros tão sofisticados que só faltam falar. O importante é conhecer seu funcionamento e usá-lo visando sua saúde.