Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Corrida

Por Marcos Paulo Reis Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Fazer um exame médico ajuda a melhorar seu desempenho nas corridas

Muita gente só se guia pelo que a lei diz, que ora obriga e ora desobriga a apresentação de um atestado médico para a prática esportiva em academias e assessorias esportivas. Mais do que uma questão legal, essa é uma questão de responsabilidade. E, claro, não é o atestado pelo atestado. Eu defendo a ideia de […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 23h40 - Publicado em 5 nov 2013, 18h47
 (/)
Continua após publicidade
O mais importante para evoluir é ficar atento à sua percepção de esforço Crédito: Latinstok

Realizar exames médicos antes do início das atividades é fundamental. Crédito: Latinstok

Muita gente só se guia pelo que a lei diz, que ora obriga e ora desobriga a apresentação de um atestado médico para a prática esportiva em academias e assessorias esportivas. Mais do que uma questão legal, essa é uma questão de responsabilidade. E, claro, não é o atestado pelo atestado. Eu defendo a ideia de que antes de iniciar qualquer atividade física, o indivíduo deve procurar um médico.

Continua após a publicidade

Com base nessa consulta inicial o profissional pede os exames que julgar necessários, para depois analisá-los e, então, em cima do que encontrou nos resultados, validar que a pessoa está apta. Tem quem defenda que o caminho é “longo e complicado”, o que poderia fazer a pessoa desistir. Mas tenho certeza de que esse é o caminho mais curto para a prática esportiva saudável, sempre!

Saiba como começar a correr e espante o sedentarismo

A conversa com o médico e os exames bem realizados mostram quem você é, que condições está, de onde pode partir e até onde pode chegar. É segurança para o atleta e para quem o orienta. E se existe uma coisa que me deixa irritado é ver a pessoa começar a encarar uma atividade ou ir para uma prova despreparada – sem treinar e sem dar a menor importância para a questão dos exames.

Às vezes, ela acha que só porque está inscrita em uma competição – seja uma São Silvestre ou uma maratona internacional – tem que fazer de qualquer maneira, ignorando os princípios básicos da saúde e do bem-estar. Acredita que vai dar tudo certo e pronto. Não é bem assim… Não interessa qual a distância ou o lugar da sua corrida, você tem que ter responsabilidade.

Tudo o que eu mais quero é que você corra e se sinta bem. Que termine um treino ou uma prova em boas condições. Mas faça sua parte também: treine, aprenda a conhecer seu corpo e seus limites e esteja amparado por uma boa avaliação médica.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.