Dicas para se dar bem nas corridas de obstáculos, a nova moda entre os fortões
Cada vez mais o corredor procura novidades para se desafiar. Para muitos não basta fazer uma maratona ou desbravar uma montanha. É preciso enfrentar uma verdadeira operação de guerra. E é essa a sensação que se tem com as corridas de obstáculos, modalidade inspirada nos exercícios militares realizados fora do país e que chegou com tudo por aqui. […]
Cada vez mais o corredor procura novidades para se desafiar. Para muitos não basta fazer uma maratona ou desbravar uma montanha. É preciso enfrentar uma verdadeira operação de guerra. E é essa a sensação que se tem com as corridas de obstáculos, modalidade inspirada nos exercícios militares realizados fora do país e que chegou com tudo por aqui.
+ Quer começar a correr? Saiba como dar o primeiro passo
Entre um deslocamento e outro, o participante tem de rastejar por baixo de arame farpado e lama, correr entre labaredas, cruzar barreiras de água e escalar paredes, entre outros perrengues. Se você anda animado com a ideia, é bom ficar atento a alguns detalhes para se divertir com segurança. Confira:
1) Objetivo: a primeira coisa é entender que a última preocupação nessa prova é correr. Sim, tem que ser ágil e tentar ser rápido, mas dificilmente você vai encaixar um ritmo como na corrida de rua. Ou seja, esqueça o relógio – preocupe-se apenas em chegar.
2) Cordenação: o trabalho motor é bem diferente daquele que você faz em provas convencionais. Nessas competições, você é obrigado a fazer mudanças bruscas de direção, deslocamentos, saltos, movimentos de sustentação do corpo e de impulsão. Por isso, a preparação física também deve ser diferente. Só a musculação pode não ser suficiente. Treinos funcionais ou de circuito e crossfit ajudam a trabalhar equilíbrio, força, impulsão, sustentação e agilidade.
3) Atenção: a corrida de obstáculo também exige estratégia. Estude o percurso e os obstáculos e veja se tem condições de enfrentá-los.
4) Preparo: para encarar uma prova dessas, você precisa de energia. A preparação inclui uma dieta equilibrada que garanta forças para os treinos e, especialmente, para o dia D.
5) Trajes: até a roupa que você vai usar precisa ser bem escolhida. Evite peças muito largas, que podem enroscar nos obstáculos. Prefira as que não impedem os movimentos, como legging e bermudas justas, e opte por camisetas com tecidos tecnológicos que são leves e não retém o suor.
6) Pés: igualmente os tênis devem ser confortáveis, resistentes e com bom amortecimento. Um modelo voltado à corrida de aventura é o ideal.
Animado para começar a mexer o corpo? Saiba também onde encontrar bons parques para praticar na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.