A medalha conquistada durante uma prova vale mais do que parece
Se eu perguntar sobre o que significa ganhar uma medalha no final de uma prova, tenho certeza de que a resposta de muitos será “não significa nada, é apenas um pedaço de metal”. E muitas vezes seu destino será o fundo de uma gaveta – isso se não for doada ou jogada fora. Outros vão […]

Se eu perguntar sobre o que significa ganhar uma medalha no final de uma prova, tenho certeza de que a resposta de muitos será “não significa nada, é apenas um pedaço de metal”. E muitas vezes seu destino será o fundo de uma gaveta – isso se não for doada ou jogada fora. Outros vão tratá-la como uma espécie de brinquedo: “ah, meus filhos adoram!” Há ainda aqueles que reservam um espaço mais nobre – como um porta medalhas – e, vez ou outra, a admiram.
Conheço muita gente que tem o que se poderia chamar a “vida perfeita” – tem uma família maravilhosa, é bem-sucedido, é saudável – mas no momento de uma prova esquece tudo isso e vive para conquistar seu objetivo, que é cruzar a linha chegada. Esse é um pouco do sentido da medalha: valorizar esse breve instante em que você deleta tudo de mais importante de sua vida para, com muito esforço, atingir sua meta pessoal.
+ Saiba como começar a correr com o seu cão
Para mim, medalha vale ouro. Não se trata de se prender ao material, à forma, ao tamanho da peça, mas refletir sobre o que ela realmente representa. Naquele pedaço de metal preso por uma fita está materializado um pouco do super-herói de carne e osso, da pessoa comum que nós somos, com agenda complicada, compromissos mil, família para cuidar, que consegue algumas brechas semanais para ir treinar. Ali está um pouco do nosso suor, dos nossos objetivos alcançados e dos aprendizados ao longo do caminho para chegar até ela.
E a medalha não é cruel como o cronômetro que julga “você foi bem” ou “você foi mal”. Sua mensagem é bem singela, algo como “valeu, você conseguiu, orgulhe-se” – independente da distância e do resultado final.
+ Você sabe se comportar durante uma prova?
Diferente do que acontece em Nova York, por exemplo, quando no dia seguinte à maratona as pessoas exibem suas medalhas orgulhosamente no peito – e recebem cumprimentos pelas ruas e até algumas vantagens como entrada gratuita em museus – , no Brasil ainda temos muito que refletir sobre esse significado.
A mensagem que gostaria de passar é: aprenda a dar valor às suas conquistas – no esporte e na vida. Tenha a medalha como uma fotografia que registrou sua dedicação e é capaz de fazer seus olhos brilharem toda vez que você pensa nela e se orgulha de sua história e de suas vitórias.