Fora da bolha: redescobrindo uma São Paulo mais leve
A cidade é intensa, mas aos fins de semana ela guarda surpresas

Eu moro a quase uma década nessa cidade. Era um domingo de 2024, pouco depois da minha mudança de apartamento. Acordei com o sol batendo no rosto, ainda não tinha cortina no meu quarto. Pensei: “Mais um dia de sol… e eu aqui, sufocado pela cidade, longe da praia e da natureza.”
São Paulo é intensa, mas aos fins de semana ela guarda surpresas.
Foi assim que descobri, fora do radar de muitos e também do meu, o Núcleo Engordador, dentro do Parque Estadual Cantareira. Na primeira visita, aproveitei a natureza, fiz trilhas e relaxei.
Na segunda, fui com um grupo de amigos, alugamos uma van e fizemos um piquenique, risadas, comida boa e conversa ao ar livre, outra forma de sentir o parque.

Depois de se reconectar com o verde, na volta a parada obrigatória é no Restaurante Mocotó do Sertão na quebrada na famosa Vila Medeiros, a apenas 16 minutos do parque. Comida nordestina de verdade, do dadinho de tapioca à carne de sol, com aquele sabor que abraça.
Desconectar não é desligar o wi-fi, é se reconectar com o que faz sentido. Às vezes, trilhas, cachoeiras e bons momentos com amigos já bastam pra sentir uma São Paulo mais leve, e mais real.
Informações práticas
Parque do Engordador. Estrada Particular da Pedreira, 240, Tremembé. Aberto de quarta a domingo, das 8h às 17h (entrada até 16h). Entrada: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia). Aproximadamente 50 minutos do centro da capital.
Restaurante Mocotó. Avenida Nossa Sra do Loreto, 1100, Vila Medeiros. De Segunda a sexta: das 12h às 23h. Sábados: das 11h30 às 23h. Domingos e feriados: das 11h30 às 17h.