Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Faro Fino

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Frank Menezes vai publicar todas às sextas-feiras sua coluna com dicas de programas culturais, lugares imperdíveis, vivências, dando voz às pessoas que fazem São Paulo ser tão cheia de atrativos. Agitador na cena cultural e gastronômica paulistana, o profissional de marketing é conhecido por seu olhar curioso sobre comportamento, cultura, tendências e lugares.

A nova velha boemia da Zona Norte

Tradição, pôr do sol e novos sabores em um roteiro ao cruzar a ponte

Por Frank Menezes
Atualizado em 24 out 2025, 11h34 - Publicado em 24 out 2025, 08h00
Bar do Luiz Fernandes
Bar do Luiz Fernandes (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Cruzando a ponte para a Zona Norte, a cidade ganha outro ritmo: mais tranquilo, mas cheio de vida, onde as pessoas se cumprimentam na rua, mantendo a essência de bairro. Recentemente, vivi uma tarde de pub crawl pela ZN, onde tradição e novidade se encontram a cada esquina.

Começo pelo Bar Luiz Fernandes, um clássico que respira história desde os anos 1970. O bolinho de carne é imbatível, e a pedida certa é a Original gelada, que combina perfeitamente com a tradição do balcão cheio de conversas, risadas e lembranças de gerações que passaram por ali. As batidas artesanais completam o clima, reforçando a sensação de estar em um verdadeiro coração do bairro.

Boteco Miraflores
Boteco Miraflores (Divulgação/Divulgação)
Boteco Miraflores
Boteco Miraflores (Divulgação/Divulgação)

No Miraflores, a vibe muda para algo mais leve e ensolarado. Localizado em uma esquina de Santa Teresinha, o bar serve ceviches frescos, porções quentes e sanduíches saborosos, sempre acompanhados de batidas e caipirinhas autorais. A Corona 600ml é perfeita para compartilhar entre amigos na calçada, enquanto a luz do fim de tarde encerra o dia de forma gostosa e descontraída.

Continua após a publicidade

O Boteco Sombrinha, em um casarão dos anos 1960, equilibra tradição e popularidade. O chope Brahma bem tirado e o coração de galinha empanado são ótimas pedidas. Um mural de azulejos preservados da década de 70 e a decoração da casa tornam a experiência ainda mais memorável.

Boteco Sombrinha
Boteco Sombrinha (Divulgação/Divulgação)
Boteco Sombrinha
Boteco Sombrinha (Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

O Bar Bambu, fundado em 1971, com dezenas de petiscos, carta de cachaças e batidas autorais, mantém viva a essência da botecagem da Zona Norte.

Bar Bambu
Bar Bambu (Divulgação/Divulgação)

Para quem quer sentir a batida da música e a alegria do bairro, o Samba do Cruz, na Casa Verde, é parada obrigatória. O samba de raiz rola solto, acompanhado de petiscos, drinks e aquela energia acolhedora da Zona Norte. O espaço mantém viva a tradição musical e o clima de comunidade, perfeito para se perder na música e nas histórias do bairro. Outra pedida quando o assunto é pagode e samba é a Casa Arraia, também na Casa Verde.

Continua após a publicidade

Atravessar a ponte é só o primeiro passo: além dessas histórias, há muito mais para descobrir na Zona Norte.

Casa Arraia
Casa Arraia (Divulgação/Divulgação)
Casa Arraia
Casa Arraia (Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 29,90/mês