Paradjanov ganha exposição no Museu da Imagem e do Som
Por Bruno Machado A 35ª Mostra Internacional de Cinema, que acontece entre 21 de outubro e 3 de novembro, homenageará o cineasta russo Serguei Paradjanov, com uma retrospectiva de seus filmes, com a exibição do documentário “Paradjanov, O Rebelde”, dirigido por Patrick Cazals, e com uma exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS). […]
Por Bruno Machado
A 35ª Mostra Internacional de Cinema, que acontece entre 21 de outubro e 3 de novembro, homenageará o cineasta russo Serguei Paradjanov, com uma retrospectiva de seus filmes, com a exibição do documentário “Paradjanov, O Rebelde”, dirigido por Patrick Cazals, e com uma exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS).
A exposição, que começa em 20 de outubro, reunirá obras cerca de 60 trabalhos do cineasta, entre pinturas, instalações, colagens e desenhos, sob curadoria de Daniela Thomas e Felipe Massara. A mostra fica em cartaz até 20 de novembro e a entrada é gratuita.
Embora seja considerado um dos grandes mestres do cinema do século XX, Sergei Paradjanov (1928-1990) é um cineasta pouco conhecido no Brasil. Sua origem armena fez com ele fizesse um cinema diferente daquele dos seus compatriotas, como Eisenstein, Sokurov e Tarkovski. Por isso também foi considerado persona non grata do cinema russo.
+ Leia tudo sobre a Mostra
+ Leon Cakoff será homenageado na abertura da Mostra
+ Veja as melhores exposições em cartaz na cidade