Filmes de Natal
Todo ano a indústria cinematográfica lança novos filmes de Natal. Alguns deles a gente assistiu quando era criança, alguns quando já era adulto e outros a gente não viu, porque também, haja filme. Separamos seis que são bem bacanas e que representam – cada um a seu jeito – muito bem essa data comemorativa. Férias […]
Todo ano a indústria cinematográfica lança novos filmes de Natal. Alguns deles a gente assistiu quando era criança, alguns quando já era adulto e outros a gente não viu, porque também, haja filme. Separamos seis que são bem bacanas e que representam – cada um a seu jeito – muito bem essa data comemorativa.
Férias Frustradas de Natal (National Lampoon’s Christmas Vacation) – 1989
Durante muitos anos, este filme era praticamente obrigatório no dia 25 de dezembro. Chevy Chase, na continuação do filme “Férias Frustradas” é Clark, um pai que tenta por tudo fazer um Natal perfeito para sua família. Ele prepara uma grande festa, mas, como sempre, as coisas parecem dar errado da maneira mais desastrosa possível. O longa tem cenas clássicas, como a do gato que “torra” na iluminação excessiva da casa e a em que Clark rouba um pinheiro gigantesco do meio da floresta com um esquilo dentro.
Esqueceram de Mim 1 e 2 (Home Alone) – 1990 e 1992
Filme que também teve seu reinado por um bom tempo foi “Esqueceram de Mim”. Ele levou ao estrelato Mackaulin Calkin, que vive Kevin, um garoto muito agitado que é esquecido pela família em casa quando saem de férias. Como se o abandono não bastasse, a casa de Kevin é o próximo alvo de dois bandidos atrapalhados, Harry e Marv (Joe Pesci e Daniel Stern). Pelo sucesso estrondoso, uma continuação foi quase obrigatória, dessa vez com Kevin pegando o avião errado e indo para NY, enquanto sua família está na Flórida. Advinhe quem ele encontra lá? Eles mesmos, os bandidos do primeiro filme. E dá-lhe confusão.
O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) – 1993
Escrito por Tim Burton (não, ele não dirige este, e sim Henry Selick), O Estranho Mundo de Jack conta a história de um universo paralelo, em que os feriados tem seu “mundo” próprio. Na Cidade do Halloween, Jack Skellington é o rei abóbora. Sua missão é ser a personificação do medo e do terror, mas após uma visita à Cidade do Natal, ele resolve trazer a data para seu mundo. Como? Sequestrando o Papai Noel e se tornando o “bom” velhinho. Primeiro longa em stop motion, tem músicas marcantes e até hoje é adorado por uma legião de fãs.
O Grinch (How the Grinch Stole Christmas) – 1966 e 2000
Antes de Jim Carrey encarnar o Grinch, ser peludo e verde que tem como único propósito impedir que o Natal aconteça na cidade dos Quem, Boris Karloff, ícone dos filmes de terror clássico, narrou a animação de 1966 que se tornou um hors concours natalino. Ele detesta as músicas, os presentes e a decoração, mas, por baixo de todo ódio, Grinch esconde um coração, que, mesmo sendo duas vezes menor do que os outros, poderá ser fisgado pelo sentimento de amor que une os Quem. Será que o Grinch conseguirá acabar com o Natal?
Você conhece algum filme natalino e quer compartilhar? Comente!