Cineastas falam da relação com São Paulo em palestras no CineSesc
Por Bruna Gomes Quem é cinéfilo de plantão vai poder trocar ideias pessoalmente com grandes nomes do cinema nacional. O CineSesc promove na primeira semana de março o Era uma vez…São Paulo, uma série de bate papos com diretores renomados que vão comentar suas impressões da cidade por meio de imagens ou filmes marcantes em […]
Por Bruna Gomes
Quem é cinéfilo de plantão vai poder trocar ideias pessoalmente com grandes nomes do cinema nacional. O CineSesc promove na primeira semana de março o Era uma vez…São Paulo, uma série de bate papos com diretores renomados que vão comentar suas impressões da cidade por meio de imagens ou filmes marcantes em suas vidas.
Para os que se interessarem em participar, os encontros acontecem sempre nas segundas, terças, quartas e quintas às 19h30 e são gratuitos. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do cinema.
Confira a programação e conheça um pouco do trabalho dos cineastas:
+ 01/03 – Palestra com Eliane Caffé
Lançada em 2003, a comédia ‘Narradores de Javé’ é uma de suas produções mais famosas. O filme conta a história de uma cidade ameaçada de sumir sob as águas de uma usina hidrelétrica. Para evitar a tragédia, a população elege uma pessoa para escrever sobre a formação do povoado de Javé e provar sua importância como patrimônio histórico.
+ 02/03 – Palestra com Carlos Alberto Riccelli
O cineasta dirigiu ‘O Signo da Cidade’, de 2007. Na história, homens e mulheres de São Paulo perguntam o que será de seus sonhos e desejos. Aos poucos, as vidas dos personagens vão se cruzando e eles descobrem o poder da solidariedade na busca pela redenção.
+ 03/03 – Palestra com Guilherme de Almeida Prado
Uma das referências do trabalho do diretor é o filme ‘A Dama do Cine Shangai’ (1987). A trama mostra o encontro aparentemente casual entre o corretor de imóveis Lucas (Antonio Fagundes) e Suzana (Maitê Proença). Depois deste fato, ele passa a viver uma aventura de intrigas e suspense.
+ 04/03 – Palestra com Alexandre Stockler
Em 2002 o diretor lançou ‘Cama de Gato’. O filme retrata três jovens moradores da cidade de São Paulo que perdem o senso de realidade e em busca da diversão a qualquer preço estupram e matam uma adolescente. A partir daí a vida deles começa a se complicar.
Alguns dos temas abordados em conversas informais são as histórias das produções e a importância da cidade no trabalho dos profissionais.