As cinebiografias que chegam às telas neste ano
Por Bruno Machado Filmes que recontam a saga de personagens da vida real são uma fórmula de sucesso no cinema. Neste ano, o formato chega com força total. Confira a seguir uma lista com as cinebiografias que invadem os cinemas em 2012. Tome nota: “J. Edgar“ Em cartaz nos cinemas Leonardo DiCaprio ganhou elogios e uma […]
Por Bruno Machado
Filmes que recontam a saga de personagens da vida real são uma fórmula de sucesso no cinema. Neste ano, o formato chega com força total.
Confira a seguir uma lista com as cinebiografias que invadem os cinemas em 2012. Tome nota:
“J. Edgar“
Em cartaz nos cinemas
Leonardo DiCaprio ganhou elogios e uma indicação ao Globo de Ouro pela interpretação de John Edgar Hoover, o homem que dirigiu o FBI de 1924 até a sua morte, em 1972. A nova produção de Clint Eastwood, no entanto, não é unanimidade: para uns, a biografia é rasa e ignora alguns aspectos importantes, como a homossexualidade enrustida do personagem. Para outros, Eastwood foi fiel ao registro histórico e fez um retrato realista de uma das mais importantes figuras políticas dos EUA.
“A Dama de Ferro”
Estreia: 10 de fevereiro
Outra cinebiografia que rendeu ao seu intérprete uma premiação. Meryl Streep venceu o Globo de Ouro e é grande candidata ao Oscar – disputará o prêmio a tapa com Glenn Close – pela interpretação da primeira mulher a comandar a Inglaterra: Margaret Tatcher. Assim como “J. Edgar”, o filme dividiu plateias, sobretudo a britânica, que ficou muito incomodada com a maneira positiva com que a “dama de ferro” foi retratada.
“O Homem que Mudou o Jogo”
Estreia: 17 de fevereiro
“O Homem que Mudou o Jogo” narra a história Billy Beane, técnico de um time de beisebol com um dos salários mais baixos do campeonato, disposto a fazer seu time ganhar o campeonato. Para tanto, ele cria uma ferramenta de análise de estatísticas que revoluciona a maneira de criar estratégias para o esporte. Brad Pitt concorreu ao Globo de Ouro pela interpretação (perdeu para George Clooney) e tem grandes chances de ganhar um Oscar pelo mesmo trabalho.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=iVcWLqOLYQ4?feature=oembed&w=500&h=281%5D
“Sete Dias com Marilyn”
Estreia: 23 de março
Outra personagem polêmica que tem a vida retratada nas telas é Marilyn Monroe. No ano em que a morte da loira completa meio século, chega aos cinemas uma trama que se passa durante o making of do filme “O Príncipe Encantado” (1948), encabeçado por Marilyn e Laurence Olivier.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8FF670t-9D4?feature=oembed&w=500&h=281%5D
“Heleno”
Estreia: 23 de março
O longa nacional, estrelado por Rodrigo Santoro (muito elogiado em festivais internacionais), conta a história de Heleno de Freitas, jogador do Botafogo nos anos 40 cujo talento nos campos contrastava com sua conturbada vida privada. Herson Capri e Alinne Morais também estão no elenco.
“Somos Tão Jovens”
Estreia: 20 de julho
Com uma carreira consolidada na televisão, Antonio Carlos Fontoura dirige Thiago Mendonça, que dá vida a Renato Russo nos cinemas. O filme que narra a vida do formador da Legião Urbana, ícone do rock brasileiro dos anos 80, também contará com a elogiada Sandra Corveloni (de “Linha de Passe”) e Marcos Breda no elenco.